Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

01/11/2017 - 09/11/2017

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

Realizado por João Monteiro
Quem se lembra do arquitecto António de Macedo? O cineasta mais prolífico da geração do "Novo Cinema Português”, movimento que ajudou a fundar através do filme "Domingo à Tarde”.
A ousadia estética de filmar "A Promessa” de Bernardo Santareno como um western, juntamente com o seu sucesso junto do público, provocaria uma clivagem irreversível junto dos pares e da crítica. Interessado em explorar as possibilidades tecnológicas do meio cinematográfico e em desenvolver um cinema de cariz fantástico, a sua obra é difícil de classificar no seio do cinema português. Lutou arduamente contra os cortes que a censura lhe impôs, antes e depois do 25 de Abril, quando a Igreja Católica tentou impedir a estreia de "As Horas de Maria”, esforço que o tornaria no "blasfemo” filme português mais polémico de sempre. Experimentaria ainda a alegoria esotérica em "O Princípio da Sabedoria”, o sobrenatural em "Os Abismos da Meia-Noite” e a ficção-científica em "Os Emissários de Khalôm”, recebidos sempre com entusiasmo pelo público, mas com desprezo pela crítica. Desistiria de filmar nos anos 90, após sucessivas recusas de subsídios estatais. Esta é uma das histórias do cinema português que falta contar.

Nos Interstícios da Realidade ou o Cinema de António de Macedo

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Lisboa, Porto