2 ANOS DE CINEMA IDEAL, 21 SESSÕES GRATUITAS

25/08/2016
No dia 28 de agosto será o segundo aniversário da abertura do renovado Cinema IDEAL no Chiado, em Lisboa. Para celebrar esta data, o cinema está a organizar 21 sessões de cinema gratuitas entre os dias 25 e 31 de agosto.

Ao longo destes seis dias serão exibidos 20 dos filmes que passaram por esta sala nos últimos dois anos, tanto portugueses como estrangeiros e ainda uma antestreia. Desde documentários a clássicos e outros géneros, esta semana pretende refletir o melhor da programação do cinema IDEAL.

 

UM CINEMA COM HISTÓRIA

Esta é a sala de cinema mais antiga de Lisboa e já passou por vários nomes, como Salão Ideal, Cinema Ideal, Cine Camões e Cine Paraíso. Aberto desde 1904 na Rua do Loreto perto do Largo do Camões, passou por uma grande remodelação nos anos 50, mantendo sempre o seu charme. Agora, passados dois anos da sua mais recente renovação e recuperação, da arquitetura ao equipamento utilizado para projecção dos filmes, surgiu o novo Cinema IDEAL.

Já viu projetado nos seus ecrãs filmes realizados por Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, José Fonseca e Costa e João Botelho, assim como por realizadores internacionais, como Jean-Luc Godard, Mike Leigh, Jafar Panahi ou Woody Allen, e ainda clássicos de John Ford, Charlie Chaplin ou Stanley Kubrick.

O cinema IDEAL trabalhou também com festivais de cinema (DOC, INDIE, MONSTRA, TEMPS D’IMAGES) e organizou outras iniciativas junto da comunidade.

CELEBRAR O CINEMA COM ENTRADA LIVRE

Nesta celebração de dois anos, além das sessões de cinema gratuitas haverá ainda um concerto de JP Simões no dia 28. Terá lugar no Salão Ideal às 19:00 com entrada livre e lotação até 40 pessoas, e haverá também antes uma Happy Hour das 18:00 às 19:00.

Paulo Rocha, João Botelho, João Canijo, Joaquim Pinto, Manuel Mozos, Margarida Cardoso, João Salaviza e Miguel Gomes são alguns dos realizadores portugueses cujos filmes poderão ser vistos ao longo destes seis dias de celebração.

As sessões de entrada gratuita realizam-se todos os dias às 14:00, 17:00 e 18:45. Os bilhetes podem ser levantados na bilheteira no próprio dia (para as sessões das 14:00, podem ser levantados na véspera).

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Quinta, 25
E Agora? Lembra-me — Joaquim Pinto
45 Anos Andrew Haigh
O Sal Da Terra Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado

Sexta, 26
Mommy — Xavier Dolan
Montanha João Salaviza
Os Cartoonistas Stéphanie Valloatto

Sábado, 27
Os Maias João Botelho
O Espírito de ’45 Ken Loach
O País Das Maravilhas Alice Rohrwacher

Domingo, 28
As Mil E Uma Noites – Vol. 3 Miguel Gomes
A Quimera do Ouro Charlie Chaplin
[Antestreia — a definir]

Segunda, 29
Portugal – Um Dia de Cada Vez João Canijo
A Noite Cairá — Andre Singer
Gett Roni e Shlomi Elkabetz

Terça, 30
Timbuktu Abderrahmane Sissako
[Filme Escolhido por Votação dos Espectadores — a definir]
Taxi Jafar Panahi

Quarta, 31
Amar, Beber e Cantar Alain Resnais
Os Verdes Anos Paulo Rocha
João Bénard Da Costa - Outros Amarão As Coisas Que Eu Amei Manuel Mozos        


Para mais informações, consulte a página oficial do Cinema Ideal no Facebook.