96 CURTAS SELECIONADAS PARA O ARROIOS FILM FESTIVAL

09/06/2016
De 1 a 8 de julho, o Arroios Film Festival apresenta 96 curtas, 54 delas em competição. Seis são portuguesas.

O Arroios Film Festival acontece, este ano, de 1 a 8 de julho, no Auditório Camões. Trata-se de um festival de cinema dedicado às curtas-metragens, organizado pela Junta de Freguesia de Arroios, que recebe participações de todo o mundo.

O objetivo do Arroios Film Festival passa por, através da sétima arte, alertar consciências para a problemática da inclusão, pretendendo ser um local de encontro de culturas, de formas de estar e de reflexão sobre as várias vertentes desta temática.

A programação deste ano inclui uma mostra competitiva inédita de 54 curtas-metragens internacionais. Das nacionalidades participantes, destacam-se os Estados Unidos, Portugal, Irão, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, com o maior número de filmes em competição. A programação inclui igualmente uma Mostra Não Competitiva e uma Sessão Infantil, onde serão exibidas 42 curtas-metragens, ambas apresentadas no Mercado de Culturas, no Mercado do Forno do Tijolo.

 

Arroios Film Festival: Um Festival de Inclusão

O tema do festival surge naturalmente para a organização. Inspirado na própria freguesia de Arroios (rica em diversidade, com mais de 80 nacionalidades concentradas em 52 km2), o festival dá destaque à proximidade entre a diversidade e a inclusão, contrariando a noção de que estes se tratam de termos opostos.



O tema da inclusão, que deverá ser abrangido por todas as obras submetidas ao festival, surge num âmbito alargado do termo: inclusão económica, social, cultural, religiosa ou outra serão retratadas no evento.

Com este espírito, aliado a esta nobre temática, a Junta de Freguesia de Arroios pretende chegar a todos, sem preconceitos, aceitando e tentando compreender as diferenças culturais, religiosas, políticas e demais que surgem como consequência da diversidade. Para a organização, a diversidade é um fator favorável à inclusão: "Diversidade é uma mais-valia para o desenvolvimento do SEU lugar desejado.”

Portugal em Competição

Mais de 3200 curtas-metragens de ficção, documentário e animação foram submetidas ao festival, oriundas de todo o mundo. Perante esta imensa quantidade de inscrições, a equipa de seleção, composta por 8 elementos, teve todo o cuidado em avaliar e eleger os 96 melhores filmes, a constar na programação do evento.

A lista definitiva de filmes em competição no festival conta com 54 curtas e foi anunciada no passado dia 8 de junho. Nesta lista, estão presentes 6 obras portuguesas, nomeadamente:

Ficção: "God by the Neck” (um trabalho conjunto entre Portugal e Espanha).

Documentário: "Balada de um Batráquio”.

Animação: "What day is today”; "Fado of a Grown Man”; "M”; "The right’s of child”.

A lista completa de filmes em competição pode ser consultada aqui.





O Arroios Film Festival é organizado pela Junta de Freguesia de Arroios, e conta com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, entre as quais o Goethe Institut, a Escola Secundária de Camões e o Instituto Português de Fotografia.


Para mais informações sobre o festival, visite o website oficial e siga, também, a página de Facebook da Junta de Freguesia de Arroios para se manter a par das novidades do evento.