A CINEMATECA JÚNIOR FAZ 10 ANOS

15/04/2017
A educação cinematográfica faz-se na Cinemateca Júnior há uma década. Conheça a história destes 10 anos e a programação especial que está a decorrer ao longo de todo o mês de abril.

20 DE ABRIL 2007: INAUGURAÇÃO DA CINEMATECA JÚNIOR, NO PALÁCIO FOZ.

A Cinemateca Júnior é um serviço da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema que foi criado a 20 de abril de 2007. A funcionar no Palácio Foz — onde a Cinemateca já esteve instalada — iniciou com uma linha programática pensada para públicos mais novos. Esses programas contam com ateliers, visitas, oficinas e exibições de filmes, que têm o cinema e a imagem em movimento como ponto de partida.

O programa, deste espaço, pretende dar a conhecer a História do Cinema, sempre enquadrado num contexto histórico, cultural, social e científico através da projeção de filmes, em formato original ou em cópias disponíveis no Arquivo da Cinemateca e através de ateliers temáticos.

UMA DÉCADA DE CINEMATECA CELEBRADA COM PROGRAMA ESPECIAL

Para a comemoração dos 10 anos, o programa é especial e distribuído pelas instalações da Cinemateca Júnior (Palácio Foz) e pela Sala M. Félix Ribeiro.

Em ambos os espaços, vão decorrer ciclos, sessões e oficinas, destinados às várias faixas etárias. Saiba que este programa inclui também sessões em família, aos sábados, e todas estas atividades podem ser consultadas na programação.

Para este programa foi lançado um novo desafio: uma reflexão sobre os possíveis elos entre o Cinema e a Educação, através de um encontro público dedicado ao tema, a decorrer nos dias 21 e 22 de abril.

10 ANOS DE CRESCIMENTO

Este é o primeiro espaço exclusivamente dedicado ao público infantojuvenil.

Desenvolvido pela Cinemateca Júnior, tem vindo a crescer e a atrair o público desde a primeira sessão pública, que comemora 10 anos no próximo dia 20 de abril. Para os mais curiosos, podem consultar a história da Cinemateca Júnior e perceber como foi evoluindo ao longo destes 10 anos.