AÇÃO 03 PREMIOU OS MELHORES TRABALHOS ESCOLARES

05/05/2017
Encerrou o AÇÃO 03, Festival de Vídeo Escolar integrado na 17ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo.
 

CINEMA PARA TODOS OS ALUNOS

O AÇÃO 03 é um festival de vídeo integrado na 17ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que visa premiar os melhores trabalhos das escolas do 1º e 2º ciclos e do Ensino Secundário.

Para a edição deste ano concorreram 200 escolas, do país e ilhas, com mais de 200 filmes, mas só 32 trabalhos foram selecionados e exibidos no Teatro Municipal Sá de Miranda, distribuídos por sessões que abrangem os diferentes níveis de ensino.

Neste AÇÃO 03 houve uma conferência internacional de cinema, que serviu de espaço de reflexão, partilha de experiências e de divulgação de projetos relacionados com duas temáticas centrais: Cinema - Escola e Cinema - Arte, Ciência e Cultura.

PRÉMIOS PARA OS MELHORES

Nos dias 2 e 3 de maio a organização destacou os melhores filmes, em várias categorias, neste Festival de Cinema Escolar.

Posteriormente, entre os dias 5 e 7, entrou em cena a secção competitiva PRIMEIRO OLHAR 2017, que teve como objetivo promover o documentarismo e premiar o melhor documentário realizado por alunos de escolas de cinema, de audiovisual ou comunicação, e por participantes em cursos de documentarismo promovidos por outras entidades de Portugal, Galiza, Brasil e outros países de língua portuguesa.

Por fim, foram selecionados para o concurso OLHARES FRONTAIS, 22 documentários que foram exibidos no teatro municipal Sá de Miranda.

O QUE SÃO OS ENCONTROS DE CINEMA DE VIANA

Os Encontros de Cinema de Viana, são organizados pela associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Surgiu da necessidade de se afirmarem como uma experiência única no meio cultural da região e do país, bem como proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate junto dos estudantes de cinema e das escolas de região, tanto em Portugal como na Galiza, e do público em geral.