ANIMAR ESTÁ DE VOLTA

18/02/2017
Entre os meses de fevereiro e junho, a Animar regressa à Solar Galeria de Arte, em Vila do Conde. Assista a este evento que terá música, cinema e uma exposição permanente.

ANIMAR REGRESSA DE FEVEREIRO A JUNHO

Inaugurou ontem, sábado dia 18 de fevereiro, a exposição ANIMAR 12 onde videoclipes portugueses de animação – de Capicua e Pedro Geraldes a Samuel Úria, passando por Os Azeitonas e Quinta do Bill– e os seus autores, Alice Eça Guimarães, Pedro Serrazina, Bruno Caetano, Telmo Romão e Jorge Ribeiro, são os protagonistas. Para além dos videoclipes, o novo filme de José Miguel Ribeiro, ESTILHAÇOS, complementa uma exposição plena de experiências interativas.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, Direcção Geral das Artes, Pelouro da Cultura do Governo de Portugal e Viarco Portugal.

A PROGRAMAÇÃO DO ANIMAR 12

Em 2017, a 12ª edição do projeto educativo Animar propõe uma abordagem diferente ao cinema de animação partindo dos videoclipes, que se assumem não só como um veículo dos temas musicais, mas também como um recurso criativo, para explicar o processo de produção de um filme. Nesta exposição, as animações passam do ecrã para as diferentes salas da  Solar Galeria de Arte onde estarão instalados os cenários, adereços, personagens, materiais e diversos elementos utilizados na criação videoclipes.

Até junho, vão decorrer várias atividades de animação, orientados por formadores convidados, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras "Antes do Filme”. Toda a programação está disponível no site curtas.pt.

SOBRE O ANIMAR

ANIMAR é um projeto lúdico-pedagógico em torno da imagem em movimento na forma de apresentação, pelo modo como utiliza diversos espaços e dilui fronteiras – a sala de cinema, a galeria de arte, o atelier, a sala de aula. Foi criado pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema. O projeto educativo Animar desenvolve anualmente diversas atividades em torno do cinema de animação dirigidas às famílias e à comunidade escolar da região Norte. À semelhança das edições anteriores, o centro destas atividades voltará a ser a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática que, este ano, destaca os telediscos portugueses de animação.