AS 33 MELHORES CURTAS-METRAGENS DO ANO EXIBIDAS EM LISBOA

03/06/2016
Nos dias 7 e 8 de junho, o “Panorama”, segmento da iniciativa “Noites de Ouro”, leva as 33 melhores curtas do mundo a Lisboa.

As "Noites de Ouro” regressam a Lisboa com o "Panorama” para exibir as 33 melhores curtas do ano a nível mundial nos dias 7 e 8 de junho. Os filmes dividem-se em 3 sessões diárias, às 18h00, às 20h00 e às 22h00, na Cinemateca Portuguesa. A entrada é gratuita.

O objetivo do "Panorama” é levar os espetadores à descoberta de diferentes culturas e dos realizadores do futuro. Neste segmento, insere-se "Encontradouro”, a curta-metragem premiada do realizador português Afonso Pimentel, que terá um alcance global no âmbito do evento.

 

As Noites de Ouro

"Noites de Ouro” ou na versão original "Nuits En Or”, é uma iniciativa da Académie des César. Este evento consiste na disseminação das obras produzidas por cineastas de todo o mundo através do envolvimento de inúmeros países e da exibição de obras internacionais em várias capitais europeias e em Montreal, no Canadá.

Com esta iniciativa, a Académie des César pretende apresentar o contexto de criação cultural europeu aos cinéfilos de todo o mundo, bem como potenciar as carreiras dos cineastas destacados no evento. Ao mesmo tempo, a iniciativa promove o fortalecimento dos laços de cooperação entre as Academias de Cinema das nações envolvidas.



"Noites De Ouro” divide-se em quatro segmentos, nomeadamente:

"Panorama”, que engloba todas as curtas-metragens do mundo que foram premiadas pelas Academias de Cinema dos seus países de origem. Constituindo uma representação do panorama (daí o nome) da cinematografia mundial, este programa vai ser apresentado em várias capitais europeias pela Académie des César e pela Academia Nacional de Cinema respetiva de cada país. Em Portugal, a iniciativa conta com o apoio da Academia Portuguesa de Cinema e da Cinemateca Portuguesa."Coleção”, que reúne as curtas-metragens do "Panorama” que venceram os prémios "César du Meilleur Film de Court Métrage” e "César du Meilleur Film d’Animation”, e ainda algumas curtas escolhidas pelo Comité Exploitants Court Métrage de l’Académie. Este segmento decorreu em França de 26 a 28 de maio.

"Tour”, que consiste numa tournée organizada pela Académie des César, na qual vários realizadores que participam no "Panorama” atravessam a Europa em visita a algumas das cidades selecionadas para exibir as 33 melhores curtas, dando-lhes a oportunidade de tomar presença na exibição dos seus filmes e interagir diretamente com os espetadores e outros profissionais de cinema. A "Tour” começa a 5 de junho, em Atenas, passa por Roma e termina em Paris, a 15 de junho.

"Jantar de Gala Nuits en Or”, que corresponde ao jantar de gala realizado na Maison de l’Unesco, em honra aos realizadores das curtas selecionadas para o "Panorama”.

Encontradouro

A curta-metragem "Encontradouro”, de Afonso Pimentel, tendo sido vencedora do Prémio Sophia para melhor curta-metragem de ficção em 2015, é a obra portuguesa em destaque no evento.

A sinopse do filme conta-nos: "Quatro histórias cruzam-se comboio acima e Douro a baixo. Quatro memórias de uma região bruta de beleza. A obra conta com a presença de atores profissionais que contracenam com os atores alunos de Santa Marta de Penaguião.”



A obra foi escrita e realizada para o Douro Film Harvest, onde estreou, no dia 13 de dezembro de 2014 e já viajou além-fronteiras para ser apresentada em festivais internacionais por todo o mundo. O seu percurso culmina, agora, na integração no "Panorama”, feito que certamente irá potenciar a carreira de Afonso Pimentel e multiplicar o reconhecimento do seu talento.

Para mais informações sobre o "Panorama” e as "Noites de Ouro”, pode visitar a página oficial do evento.