CONHEÇA OS NOMEADOS PARA OS PRÉMIOS SOPHIA 2017

25/02/2017
A Academia Portuguesa de Cinema divulgou no passado dia 23 de fevereiro, a lista de nomeados para os Prémios Sophia e os Prémios Carreira 2017. Vamos dar a conhecer os filmes que estão na corrida e quem são os homenageados.

PRÉMIOS PARA CARREIRAS LONGAS E COM DISTINÇÃO

Antes de avançarmos com os nomeados da edição deste ano, divulgamos os três prémios especiais que a Academia Portuguesa de Cinema entregará na edição deste ano.

O ator Ruy de Carvalho receberá o Prémio Sophia de Excelência e Mérito, no ano que comemora 75 anos de carreira e 90 anos de vida. Desta forma, a Academia Portuguesa de Cinema celebra o seu percurso cinematográfico.

A atriz Adelaide João, receberá o Prémio Sophia de Carreira de forma a congratular uma carreira imensa, nos palcos, nos ecrãs de televisão e sobretudo no Cinema Português e nas produções estrangeiras rodadas em Portugal. Tornou-se numa das mais brilhantes estrelas de Portugal.

O diretor de Fotografia Elso Roque receberá também o Prémio Sophia de Carreira, de modo a homenagear a extensa carreira de um dos mais extraordinários diretores de fotografia europeus. Neste currículum, Elso Roque conta com longas e curtas-metragens, documentários em Portugal, Angola, França, dezenas e dezenas de filmes.

OS QUATRO FILMES MAIS NOMEADOS

São 22 categorias e cada uma tem quatro concorrentes. Os filmes que mais somaram nomeações foram CINZENTO E NEGRO,  de A MÃE É QUE SABE, CARTAS DA GUERRA e GELO.

CINZENTO E NEGRO reuniu 14 nomeações: Melhor Filme, Melhor Atriz Principal (Joana Bárcia), Melhor Ator Principal (Miguel Borges e Filipe Duarte), Melhor Realizador (Luís Filipe Rocha) e Melhor Argumento Original (Luís Filipe Rocha).

A MÃE É QUE SABE é o segundo filme mais nomeado para 12 prémios: Melhor Filme, Melhor Ator Secundário (Carlos Santos e Adriano Carvalho), Melhor Atriz Secundária (Manuela Maria e Dalila Carmo) e Melhor Argumento Original (Roberto Pereira e Nuno Rocha).

Por fim, CARTAS DA GUERRA está com 11 nomeações: Melhor Filme, o de Melhor Atriz Principal (Margarida Vila-Nova), Melhor Ator Principal (Miguel Nunes), Melhor Realizador (Ivo M. Ferreira) e Melhor Argumento Adaptado (Ivo M. Ferreira e Edgar Medina) e GELO reúne 10 nomeações, entre as quais Melhor Ator Principal (Albano Jerónimo), Melhor Ator Secundário (Ivo Canelas), Melhor Atriz Secundária (Inês Castel-Branco) e Melhor Argumento Original (Luís Galvão Teles, Gonçalo Galvão Teles e Luís Diogo). As restantes categorias e nomeações podem ser consultadas no site da Academia Portuguesa de Cinema.

OS PRÉMIOS SOPHIA 2017

A Academia Portuguesa de Cinema é uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2011, cuja principal missão é aproximar o cinema português do grande público e promover o cinema nacional no mundo.

Este evento contou com a apresentação da dupla de atores, e membros da Academia, Soraia Chaves e Albano Jerónimo. A entrega de Prémios Sophia 2017 decorre a  22 de março, já a entrega dos prémios a Ruy de Carvalho, Adelaide João e Elso Roque decorre  dia 27 de março, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.