CURTA-METRAGEM ‘VAZIO’ SELECIONADA PARA O HUMAN DISTRICT

27/05/2016
Depois de uma semana em Cannes, a curta de Bruno Gascon parte para o festival Human District, na Sérvia.

"Vazio” é a segunda curta-metragem do realizador português Bruno Gascon, que esteve presente no Festival de Cannes 2016, na secção não competitiva Short Film Corner, para apresentar a sua obra. O filme foi, também, um dos quatro selecionados para exibição no evento Cannes Fashion & Film, sendo o único filme português incluído nesta mostra.

Depois da projeção que teve em Cannes, "Vazio” foi agora selecionada para o festival Human District, que se realizará de 21 a 25 de junho de 2016, na Sérvia.

 

“Vazio” – Um compromisso humano

A sinopse do filme descreve:

"Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 340 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. Isto representa cerca de 850 000 suicídios por ano. A OMS também adverte que 75% das pessoas com depressão não recebem o tratamento adequado. Assim existem cada vez mais pedidos de ajuda de pessoas sozinhas, deprimidas e com pensamentos suicidas.
"Vazio" é a história de um homem de meia-idade que perdeu tudo e se depara com o mais esmagador de todos os males: o Vazio.”
Focando-se na temática da depressão e do suicídio, Bruno Gascon afirma que a sua obra "pretende ser um grito de alerta para que todos nós comecemos a olhar e ouvir mais quem nos rodeia.”
O realizador sublinha que o objetivo por detrás deste projeto sempre passou por fazer as pessoas pensarem sobre a importância de linhas de apoio como a SOS Voz Amiga no combate à depressão. Neste sentido, a parceria com a SOS Voz Amiga concedeu ao filme um posicionamento claro, reforçando a seriedade e realidade dos temas que retrata, e expressando o compromisso do realizador em trabalhar temas estruturantes para a sociedade.



Human District – Festival de Cinema

A obra de Bruno Gascon insere-se perfeitamente no contexto do Human District. O festival realiza-se na Sérvia e, todos os anos, seleciona os mais variados filmes de realizadores e ativistas dos direitos humanos para a sua programação. O objetivo do festival é, através da sétima arte, incentivar a participação ativa da sociedade na promoção e defesa dos direitos humanos.

Este ano, "Vazio” é a única obra portuguesa presente no festival, que decorrerá de 21 a 25 de junho.

Bruno Gascon respondeu à seleção da sua obra com grande satisfação: "É fantástico perceber que uma curta-metragem como o "Vazio" focada na temática da depressão e do suicídio está a conseguir chegar às pessoas desta forma.” e acrescenta, ainda, que "é uma honra que um festival como o "Human District" focado na defesa dos direitos humanos reconheça a importância de falar de temas como este.”






Veja mais informações sobre o festival Human District no website oficial e consulte a página de Facebook do evento.
Para saber mais acerca do filme de Bruno Gascon, veja o trailer e mantenha-se atualizado na página de Facebook do filme

Galeria Multimédia