Foi hoje publicado, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 25/2018, de 24 de abril, que procede à regulamentação da Lei n.º 55/2012, de 6 de setembro, no que respeita aos programas e medidas de apoio ao desenvolvimento e proteção das atividades cinematográficas e audiovisuais, à liquidação e pagamento de taxas, às obrigações de investimento e ao registo de obras e entidades cinematográficas e audiovisuais.
Os filmes de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt e de Duarte Coimbra foram selecionados para a 57.ª Semana da Crítica, secção competitiva paralela do Festival de Cannes, que decorre entre 8 e 19 de maio.
O GRANDE CIRCO MÍSTICO, do realizador brasileiro Cacá Diegues (Carlos Diegues) e com produção da portuguesa Fado Filmes, integra a Seleção Oficial do Festival de Cannes, incluído nas Sessões Especiais. O Festival de Cannes decorre entre 8 e 19 de maio, em França.
Até 24 de abril, ainda é possível submeter propostas para o Orçamento Participativo 2018. A participação nesta edição conta, à data, com perto de 400 propostas apresentadas, das quais quase 70 são da área da Cultura.
Duas obras portuguesas foram selecionadas para a Competição Internacional de Médias e Curtas-metragens, do Festival Visions du Réel, que decorre em Nyon, Suíça, entre 13 e 21 de abril.
Nove filmes em competição, dois em programas especiais e um realizador no talent campus do Festival, compõem a lista de participações portuguesas na 10.ª edição do Go Short - International Short Film Festival de Nijmegen, que decorre nesta cidade holandesa, entre 11 e 15 de abril.
Estão abertas, até 1 de junho de 2018, as inscrições para a iniciativa First Look, do Festival de Cinema de Locarno, que em 2018 será dedicada a Portugal.
As realizadoras portuguesas Leonor Teles e Teresa Villaverde foram premiadas em dois festivais franceses, o Cinéma du Réel e o L'Europe autour de l'Europe, respetivamente. A entrega de prémios dos dois festivais decorreu no passado fim de semana, em Paris.