1º ENCONTRO LUSO-ALEMÃO DE PRODUTORES

18/10/2017
Produtores portugueses e alemães reúnem-se em Lisboa, entre 19 e 21 de outubro, para debater oportunidades de cooperação cinematográfica.

O 1º encontro luso-alemão de produtores de cinema acontece na cidade de Lisboa, onde estarão presentes mais de 30 produtores para apresentar e discutir oportunidades de cooperação entre Portugal e Alemanha, no âmbito de projetos cinematográficos.

No primeiro dia do Encontro, os produtores alemães são convidados a assistir à sessão de abertura do festival Doclisboa, com a exibição de RAMIRO, de Manuel Mozos.

No dia 20 de outubro, no Palácio Galveias, em Lisboa, é apresentado o atual enquadramento legal para a realização de coproduções cinematográficas entre Portugal e Alemanha, bem como as fontes de financiamento existentes nos dois países e a que os cineastas podem recorrer para apoiar o desenvolvimento das obras coproduzidas. Neste encontro, serão ainda apresentados trabalhos e projetos dos convidados, com o objetivo de promover possíveis coproduções.

Para sábado, dia 21, está prevista uma visita guiada por Lisboa, promovida pela Lisboa Film Commision e o Turismo de Portugal, I.P., para dar a conhecer aos produtores germânicos o potencial da cidade como destino de filmagens.

O Encontro, uma iniciativa da Embaixada de Portugal na Alemanha/Camões em Berlim, é promovido pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pelo Filmförderungsanstalt (FFA) – congénere alemão – em colaboração com o Doclisboa (enquadrado na secção Arché), o Turismo de Portugal, a Lisboa Film Commission e a Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa.

Este evento enquadra-se no âmbito do festival Doclisboa, que tem início no próximo dia 19 e decorre até 29 de outubro.