14.ª edição do FEST com mais de 240 filmes

18/06/2018
A edição de 2018 do FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema, que decorre entre 18 e 25 de junho, em Espinho, conta com mais de 240 filmes na programação, dois quais mais de cem estarão em competição em diferentes secções.

Este ano, o Festival, que é dedicado ao tema "Fronteiras”, conta, como habitualmente, com diversas secções competitivas, com especial destaque para a competição pelo Lince de Ouro, atribuído a longas-metragens de Ficção ou Documentais, primeiras ou segundas obras.

O prémio Lince de Prata será atribuído à melhor curta-metragem, considerando-se nesta secção competitiva os cineastas até aos 30 anos de idade, com trabalhos nos formatos Ficção, Documentário, Animação e Cinema Experimental.

Cruzando os universos do documentário, ficção e cinema experimental, o FEST integrará ainda uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias, o FESTinha, uma competição nacional de curtas-metragens, Grande Prémio Nacional, e um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT).

No que se refere às secções não competitivas, destaque para o foco sobre o cinema japonês, austríaco e sueco, nos filmes que integram a secção Flavours of The World. Na secção Be Kind Rewind, o Festival propõe a descoberta do cinema da Coreia do Norte.

Como habitualmente, também, o FEST conta com diversas atividades paralelas, como o Training Ground, onde estarão presentes, entre outros,  do cineasta Asghar Farhad, do realizador e produtor Roman Coppola e da editora e produtora Gabriella Cristiani; e o Pitching Forum, por onde passarão mais de vinte projetos nacionais que se podem habilitar a ganhar apoios de produção.

Consulte a programação completa no sítio do Festival.