35 OBRAS PORTUGUESAS NO FEST

19/06/2017
Cinco autores portugueses disputam o Lince de Prata na competição internacional.

O FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema arranca hoje, dia 19 de junho, para a 13ª edição, que decorre até 26 de junho em Espinho. A sua programação celebra o novo cinema e os cineastas do futuro, contando com 35 obras portuguesas nas várias secções, competitivas e não competitivas, do festival:


Lince de Prata (competição internacional de curtas-metragens)

POR DIABOS, de Carlos Amaral (Curtas de Ficção); THE FEAR INSTALLATION, de Ricardo Leite (Curtas de Ficção); DOIS, de João Pedro Barriga (Curtas de Experimental); PATRIOSKA, de Tiago Araújo (Curtas de Animação); VOYEUR, de Pedro Florêncio (Curtas de Documentário).


Grande Prémio Nacional (competição nacional)

Para o Grande Prémio Nacional, competem oito curtas-metragens: 78.4 RÁDIO PLUTÃO, de Tiago Amorim; ASCENÇÃO, de Pedro Peralta; BALADA DE UM BATRÁQUIO, de Leonor Teles; IVAN, de Bernardo Lopes; MARIA SEM PECADO, de Mário Macedo; O AUTOR, de Rui Neto; SUSANA, de João Eça; UM REFÚGIO AZUL, de João Lourenço.


Nexxt

Nesta secção, e em parceria com as melhores escolas de cinema mundiais, são apresentadas as melhores produções de jovens realizadores em formação. As obras portuguesas em competição são: BOY’S LUCK, de Pedro Gonçalves; A WILL THAT NEVER ENDS, de João Belém; FRÈRE JAQUES, de Manuel Rodrigues; HOCUS POCUS, de Andre Amaral; MEIA-LUZ, de Giuliane Maciel; MOVING LIKE WAVES, de Mariana Rodrigues; NOIR, de Rui S. Ribeiro; PINA REGO, de Nuno Alves; RAISED IN THE MOUNTAINS, de Maria Inês Santos; REPLAY, de Fábio Rebelo; ROTA DO PÓ, de Nuno Braumann; RUTE, de Ricardo Branco; THE HIDDEN ONE, de Tomás Cunha; THE THIRD HALF, de Virgílio Pinto e Rodrigo Morais; THERE ARE NO CICADAS IN THE WINTER, de Ângela Ramos; TODAY WE ARE HERE, TOMORROW WE ARE NOT, de Daniel Veloso; WHAT TO US BELONGS, de Bernardo Sanches do Carmo.


FESTinha

A programação da FESTinha, secção para o público mais jovem, dividida por faixas etárias e com diversas actividades educativas, inclui as obras nacionais THE AMAZING ORDINARY MAN, de Paulo Portugal; ORNATOS VIOLETA, de Matilde Camacho; SCHLBOSKI, de Tomás Andrade e Sousa; THE IMPACT OF MUSIC ON YOUTH, de Hugo Santos.


Sessão Sénior

Nesta sessão, pensada para o público sénior, vai ser exibido o filme A MÃE É QUE SABE, de Nuno Rocha.