Abertas candidaturas ao DOCTV CPLP

06/02/2018
Já está aberto o Concurso Internacional de Seleção de Projetos DOCTV CPLP III, da segunda edição do Programa CPLP Audiovisual. Até 6 de abril, aceitam-se candidaturas de projetos inéditos de documentários com uma visão original que aborde processos contemporâneos da respetiva realidade nacional.

O Programa CPLP Audiovisual é um Programa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que tem como objetivos estimular o intercâmbio cultural e implementar  políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de conteúdos audiovisuais através da formação da Rede CPLP Audiovisual, que reúne autoridades nacionais das áreas da cultura e do audiovisual, bem como as emissoras públicas de televisão de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A primeira fase desta segunda edição do Programa inicia-se com a abertura do concurso DOCTV CPLP III, que pretende selecionar um total de nove projetos inéditos de documentários (um por cada Estado Membro da CPLP).

Cada projeto vencedor deste concurso será beneficiário de:
• Celebração de um Contrato de Coprodução de Obra Audiovisual para televisão, entre a CPLP, o Realizador e o Produtor, no valor de 50.000 € (cinquenta mil euros).
• Participação do realizador e do Produtor numa Oficina de Desenho Criativo.
• Estreia mundial, do documentário nas emissoras públicas de televisão componentes da Rede CPLP Audiovisual.

Em Portugal, os projetos selecionados na primeira edição do Programa foram o telefilme O DIA EM QUE AS CARTAS PARARAM, de Cláudia Clemente, e o documentário A CASA, de Rui Simões.

Todos os projetos vencedores serão exibidos nas televisões nacionais de cada um dos países participantes.

Consulte o regulamento e as condições de participação no sítio da CPLP.