Cinema em debate em São João da Madeira

16/11/2017
O IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema decorre entre 17 e 18 de novembro, em São João da Madeira, Aveiro. O evento integra as atividades promovidas no âmbito da 23.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português.
Durante dois dias, os participantes do IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema vão debater práticas artísticas e educativas e os novos papéis dos diferentes agentes envolvidos na dinâmica criativa e operativa da arte, da educação e da cultura.

Com um programa centrado sobretudo na linha temática Cinema, Investigação e Educação, serão apresentadas no Simpósio mais de uma dezena de comunicações, entre conferências e mesas redondas.
Na sessão de abertura, agendada para dia 17 de novembro, às 18h00, Francisco García García, da Universidad Complutense de Madrid, dá início aos trabalhos com a apresentação "Cine y educación para el cambio social”. A encerrar o certame, no dia 18, às 17h00, Gerardo Ojeda Castañeda, da Escuela de Altos Estudios em Comunicación Educativa/Instituto Latinoamericano de la Comunicación Educativa, abordará o tema "Cine Científico y Educativo: Apuntes para narrativas y formatos digitales desde la innovación.”

Dando a edição deste ano especial destaque ao Cinema, Investigação e Educação, no seguimento de uma parceria estabelecida com o Plano Nacional de Cinema (PNC), os organizadores convidam todos os docentes a participar (sem comunicação) gratuitamente no Simpósio. Os participantes recebem um Certificado de Formação acreditado pelo CCPFC com 1 crédito para professores dos Ensinos Básico e Secundário com o título "Educação e Cinema”.

O IV Simpósio Internacional Fusões no Cinema é coorganizado pelo Festival Caminhos do Cinema Português e pela Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta e conta com o apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira.

O evento tem lugar no Edifício Torre da Oliva, em São João da Madeira. Consulte o programa completo e mais informações no website do Simpósio.