CONFERÊNCIA “FROM TEXT TO SCREEN AND BACK TO TEXT”: CALL FOR PAPERS

18/09/2017
A data limite de entrega de propostas para a conferência “From text to screen and back to text. Film and Literature, the Portuguese Context” foi alargada até ao dia 22 de setembro. O evento é uma iniciativa do Camões - Centro de Estudos em Língua e Cultura Portuguesa, da King´s College, em Londres, e do Utopia - UK Portuguese Film Festival.

A organização está a aceitar propostas de papers de académicos e investigadores que queiram participar na conferência "From text to screen and back to text”, que terá lugar nos dias 13 e 14 de novembro, em Londres.

Durante a conferência será discutida a adaptação da literatura ao universo do cinema, exemplo encontrado em CARTAS DA GUERRA, filme de Ivo Ferreira, adaptado a partir do livro de António Lobo Antunes, ou em TEMPOS DIFÍCEIS e FILME DO DESASSOSSEGO, realizados por João Botelho, a partir das obras de Charles Dickens (Tempos Difíceis) e Fernando Pessoa (Livro do Desassossego), respetivamente.

Em confronto estarão duas visões distintas: a que defende que a adaptação cinematográfica de obras literárias deve ser "fiel” ao trabalho que a inspirou e outra que advoga que o trabalho cinematográfico criado é uma nova obra, de direito próprio.

A conferência será também uma oportunidade para se perceber de que forma a literatura portuguesa influencia a criação cinematográfica e vice-versa, tanto a nível nacional como internacional. João Botelho e Margarida Gil serão os guest speakers.

No seguimento do tema, serão abordados autores como André Bazin, Joy Boyoum, Neil Sinyard, Patrick Cattrysse, Henry Bacon, Jeanne-Marie Clerc e Monique Carcaud-Macaire.

Veja como participar e outras informações no website da King’s College London.