Curtas portuguesas no Curta Kinoforum

31/07/2018
O 29° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, conta com três curtas-metragens portuguesas e uma coprodução nacional na sua seleção oficial. O Festival decorre entre 22 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo, Brasil.
CALIFORNIA, de Nuno Baltazar, LETTERS FROM CHILDHOOD, de José Magro, e RUSSA, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr. são as curtas-metragens portuguesas selecionadas para a Mostra Internacional, na categoria de Filmes Internacionais, da 29.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Na seleção dedicada aos filmes brasileiros, está incluída, na secção Cinema em Curso,  a curta-metragem SEMPRE VEREI CORES NO SEU CINZA, de Anabela Roque, indicada pelo festival como sendo uma coprodução Brasil/Portugal.

O Festival, que não tem secções competitivas, tem como principal objetivo "exibir filmes que contribuam para o desenvolvimento da curta-metragem, no seu formato específico e na sua forma de produção”, pode ler-se no sítio do festival.

Em cada edição, o público escolhe os vinte filmes favoritos da programação, aos quais são atribuídos incentivos, prémios e troféus oferecidos pelos parceiros do Festival. Na edição anterior, um dos filmes destacados pelo público, na categoria Filme Brasileiros, foi A GIS, de Thiago Carvalhaes, uma coprodução Portugal/Brasil.

Para a edição de 2018 foram selecionadas mais de 200 curtas-metragens, perto de 80 na categoria Filmes Internacionais, cerca de 30 na categoria Filmes Latino-Americanos e mais de 100 na categoria Filmes Brasileiros.

Conheça a seleção completa no sítio do Festival.