Dois portugueses nos Prémios Europeus de Cinema

14/12/2018
A cerimónia de entrega dos European Film Award (EFA) - Prémios Europeus de Cinema - decorre amanhã, 15 de dezembro, em Sevilha. Em competição estão dois filmes portugueses: DIAMANTINO, de Gabriel Abrantes e Daniel Schimdt, e AQUAPARQUE, de Ana Moreira.
DIAMANTINO, a primeira longa-metragem de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, está nomeado na categoria de Melhor Comédia e AQUAPARQUE, de Ana Moreira, compete pelo prémio de Melhor Curta-metragem.

O filme de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt conta a história de Diamantino, a maior estrela de futebol do mundo, que perde o seu toque especial e a sua carreira acaba em desgraça. À procura de um novo objetivo para a sua vida, o ídolo internacional começa uma odisseia delirante, que mistura neofascismo, a crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade.

A curta-metragem de Ana Moreira desenrola-se num aquaparque abandonado, onde uma rapariga e um rapaz se escondem do mundo exterior. Entre as ruínas graffitadas das antigas piscinas e escorregas desbotados, encontram um refúgio para as suas esperanças e sonhos perdidos.

Os EFA reconhecem em 23 categorias a excelência dos filmes produzidos na Europa e são entregues anualmente pela Academia Europeia de Cinema, composta por cerca de 3500 profissionais do meio.

A cerimónia de entrega de prémios pode ser acompanhada numa transmissão em direto, a partir do sítio dos EFA.