Estudo sobre exibição não comercial de cinema em Portugal é hoje divulgado

23/05/2018
Primeiros resultados de projeto de investigação em Portugal sobre agentes de exibição não comercial de cinema, desde cineclubes a festivais e mostras de cinema, são hoje divulgados.
Os dados agora apresentados resultam de um estudo, iniciado em 2013 e coordenado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), com a colaboração do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), que tem como objetivos conhecer o circuito de exibição não comercial de cinema e compreender o seu papel e importância no contexto global do mercado de exibição cinematográfico.

Centrada no caso português, a investigação pretende responder a questões como "Quem são estes agentes culturais?”, "Que atividades desenvolvem?” e "Em que condições atuam e funcionam?”.

Embora a exibição não comercial de cinema permaneça pouco estudada em Portugal e na União Europeia, os seus agentes desempenham um duplo papel fundamental: por um lado, são, muitas vezes, a única possibilidade de ligação das populações com o cinema - ou mesmo com a cultura e as artes em geral - e, por outro, promovem a diversificação da oferta de cinema.

Estas entidades configuram-se, assim, como agentes de educação e formação cultural junto do público local e das escolas, bem como impulsionadores de um público mais exigente nas suas escolhas de consumo de cinema.

Estes são os primeiros dados a serem divulgados num website inteiramente dedicado ao projeto de investigação, onde, ao longo de 2018, será feita uma divulgação alargada dos restantes resultados do estudo.