Filmes portugueses competem na Argentina

09/11/2017
Dois filmes portugueses e uma coprodução vão competir no 32.º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, que decorre entre 17 e 26 de novembro, na Argentina. Da programação do festival fazem ainda parte quatro obras nacionais, que integram secções não-competitivas.
RAMIRO, de Manuel Mozos, e A FÁBRICA DE NADA, de Pedro Pinho, integram a lista dos 14 filmes selecionados pelo Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata para a Competição Internacional do certame. ERA UMA VEZ BRASÍLIA, de Adirley Queiróz, coproduzido pela portuguesa Terratreme, concorre na Competição Latino-americana.

Fora de competição, 9 DEDOS, de F. J. Ossang, e OÙ EN ÊTES-VOUS, JOÃO PEDRO RODRIGUES?, de João Pedro Rodrigues, são exibidos na secção Panorama – Autores, tendo VERÃO DANADO, de Pedro Cabeleira,  sido selecionado para integrar a secção Panorama dedicada a Novos Autores. FARPÕES, BALDIOS, de Marta Mateus, é exibido na secção Panorama – Estados Alterados, juntamente com mais 25 obras de todo o mundo.

O Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata é organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e já premiou diversos realizadores portugueses, como João César Monteiro (AS BODAS DE DEUS, Melhor Filme, em 1999), Manoel de Oliveira (INQUIETUDE, Prémio especial do Júri, em 1998) e Marco Martins (ALICE, Prémio Melhor Realizador e Prémio FIPRESCI para Melhor Filme da Seleção Oficial em Concurso, em 2006).

Para mais informações, consulte o website oficial do festival.