IndieJúnior começa amanhã no Porto

29/01/2018
Entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, o IndieJúnior Allianz leva à cidade do Porto cinema, oficinas e diversas atividades pensadas para crianças, jovens e famílias.
O 2.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto – IndieJúnior Allianz, que tem como ambição "apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora”, integra uma competição internacional que conta com 50 filmes, longas e curtas-metragens, dos géneros ficção, documentário e animação.

São três os júris que vão avaliar os filmes em competição. Um júri composto por profissionais da área atribui o Grande Prémio de Longa-metragem e o Grande Prémio de Curta-metragem; a decisão da entrega do Prémio Escolas para Melhor Filme cabe a um júri composto por jovens estudantes de três escolas do Porto; e, finalmente, todos os espectadores do Festival escolhem o vencedor do Prémio do Público DoctorGummy para Melhor Filme.

O programa do Festival conta, igualmente, com diversas atividades paralelas, desde logo a iniciativa "Eu Programo um Festival de Cinema”, que contou com a participação de três grupos de alunos de diferentes ciclos, que programaram três sessões da competição internacional de curtas-metragens. O festival oferece ainda a exposição "Expressar…com o Cinema de Animação”, conversas com realizadores, um debate sobre questões de género na infância e na adolescência, e a secção "O Meu Primeiro Filme”.

A sessão de abertura, no Teatro Rivoli, contará com a presença da turma de Pré-Escolar do Liceu Francês, uma das escolas que colaborou na escolha dos filmes deste ano. Na Sessão de Encerramento, onde serão anunciados os vencedores dos Grandes Prémios de Longa e Curta-metragem, Prémio Escolas para Melhor Filme e Prémio do Público DoctorGummy, destaque para a atuação do Coro Infantil EB1 Da Lomba.