João Salaviza premiado em Cannes

21/05/2018
CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS, de João Salaviza e Renée Nader Messora, recebeu o Prémio Especial do Júri da secção Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes.

João Salaviza é, assim, premiado pela segunda vez no Festival e Cinema de Cannes, depois de, em 2009, ter vencido a Palma de Ouro com a curta-metragem ARENA.

Em competição na secção Un Certain Regard, em 2018, estiveram 18 filmes, que foram avaliados por um painel de jurados presidido por Benicio Del Toro e composto por Annemarie Jacir, Kantemir Balagov, Virginie Ledoyen e Julie Huntsinger.  O Prémio Principal do Un Certain Regard foi entregue a BORDER, de Ali Abbasi.

Outro premiado português na 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes foi DIAMANTINO, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, que recebeu o Grand Prix Nespresso, prémio principal da La Semaine de la Critique, competição paralela do Festival.

A edição de 2018 do Festival de Cinema de Cannes contou com nove filmes portugueses ou com coprodução portuguesa na seleção oficial e em programas paralelos.

Além de CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS e DIAMANTINO, esteve também em competição a curta-metragem AMOR, AVENIDAS NOVAS, de Duarte Coimbra.

COLO, de Teresa Villaverde, VERÃO DANADO, de Pedro Cabeleira, e TERRA FRANCA, de Leonor Teles, foram exibidos no ACID TRIP#2 PORTUGAL, evento paralelo do Festival, organizado com a colaboração da Associação Portuguesa de Realizadores.

O GRANDE CIRCO MÍSTICO, do brasileiro Carlos Diegues, e com coprodução portuguesa, foi selecionado para as Exibições Especiais (Special Screenings) do Festival e O HOMEM QUE MATOU D. QUIXOTE, de Terry Gilliam, também com coprodução portuguesa, foi escolhido pelos organizadores como filme de encerramento.

De destacar, igualmente, a exibição na secção Cannes Classics da obra de Paulo Rocha, A ILHA DOS AMORES, numa cópia recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, representando o regresso do filme ao Festival, 36 anos depois de ter tido a sua estreia no mesmo.

O 71.º Festival de Cinema de Cannes decorreu entre 8 e 19 de maio de 2018. SHOPLIFTERS, do japonês, Hirokazu Koreeda, foi o grande vencedor da Palma de Ouro.