Novo apoio Ibermedia para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana e italiana

22/05/2018
A nova modalidade enquadra-se no Apoio a Programas de Formação orientado para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana (América Latina, Espanha e Portugal) e italiana.

O Ibermedia apresenta a sua nova modalidade de Apoio a Programas de Formação orientado para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana (América Latina, Espanha e Portugal), bem como a profissionais italianos desse sector, no cumprimento dos objetivos do Programa relacionados com esta linha, nomeadamente: [1] favorecer a formação contínua para os profissionais da gestão empresarial audiovisual, [2] promover a utilização e o desenvolvimento de novas tecnologias por estes profissionais da gestão empresarial, e [3] incentivar a cooperação e a troca de conhecimentos entre o sector profissional.

Esta modalidade é dirigida a Programas de Formação realizados por entidades registadas em algum dos países membros do Ibermedia, que através de um número determinado de bolsas cumpre o seu objetivo de favorecer a formação contínua dos profissionais da indústria na Ibero-América e Itália.

Os candidatos a receberem tais apoios devem pertencer a uma das categorias seguintes:
• Escolas de cinema e/ou televisão.
• Universidades.
• Centros de formação profissional especializados.
• Sociedades privadas pertencentes à indústria audiovisual.
• Organizações/associações profissionais pertencentes à indústria audiovisual.
• As televisões podem ser parceiras mas não candidatas.
• Não serão aceites as candidaturas apresentadas por pessoas físicas.

Do mesmo modo, são condições para serem selecionados:
• Os programas de formação devem ser acessíveis aos profissionais de todos os países ibero-americanos, aos quais se soma a Itália.
• Os programas de formação devem realizar-se obrigatoriamente ao longo do ano seguinte àquele em que o apoio foi concedido.
• A entidade requerente de apoio financeiro do Ibermedia deve garantir que a maior parte dos participantes na atividade de formação que receberem as bolsas do Ibermedia são de nacionalidade diferente da da entidade requerente e, na medida do possível, que haja representatividade regional na distribuição de bolsas (diversidade de proveniência de países ibero-americanos e da Itália), sem detrimento dos padrões de qualidade estabelecidos na seleção dos participantes.

As iniciativas de formação devem abordar um dos assuntos seguintes:
a) Gestão económica, comercial e legal numa perspetiva ibero-americana (promoção e comercialização, marketing e publicidade, vendas e distribuição, produção criativa, direitos de propriedade intelectual, gestão legal e financeira).
b) Desenvolvimento de projetos. Avaliação de projetos desde a produção, promoção e comercialização de casos concretos, através de um aconselhamento e uma assistência profissional prática.
c) Património fílmico. Formação em conservação, preservação e difusão, nomeadamente relacionado com a utilização das novas tecnologia.
d) Novos meios e novas tecnologias. Programas de formação e de ligação dos profissionais emergentes à indústria audiovisual, no campo de técnicas de escrita de argumento e de novas tecnologias.

As condições gerais de candidatura, bem como o formulário de inscrição estão disponíveis na página do Ibermedia.