Novo Prémio para a Animação Ibero-americana

07/12/2017
Nos dias 6 e 7 de abril de 2018 tem lugar, em Santa Cruz de Tenerife, Espanha, a primeira edição dos Prémios Quirino da Animação Ibero-americana. Até 14 de dezembro ainda é possível submeter trabalhos, em diversas categorias.

A iniciativa, que visa homenagear o talento e a indústria da animação ibero-americana, recebe, até 14 de dezembro, trabalhos animados dos 23 países da região ibero-americana, que estrearam entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2017. São nove as categorias a concurso: longa-metragem, série, curta-metragem, curta-metragem de escola, obras inovadoras, obras sob encomenda, desenvolvimento visual, design de animação e desenho de som e música original.

Paralelamente, será realizado um Fórum Ibero-americano de Coprodução e um Congresso Internacional da Animação Ibero-americana, dirigidos a profissionais da animação. As inscrições para o Fórum de Coprodução abrem a 15 de dezembro e o programa incluirá reuniões one to one, mesas de trabalho e diversas conferências com o objetivo de gerar um ponto de encontro para produtoras de animação ibero-americanas. A Call for Papers do Congresso Internacional da Animação Ibero-americana decorre até dia 24 de janeiro, aceitando-se trabalhos em diferentes áreas temáticas e que reflitam a realidade da animação produzida nos países ibero-americanos.

Os Prémios Quirino da Animação surgem em homenagem ao criador da primeira longa-metragem de animação da história, o ítalo-argentino Quirino Cristiani que, em 1917, dirigiu "El Apóstol” (O Apóstolo), produção argentina na qual foram usados 58.000 desenhos feitos a mão e rodados em 35 mm, além de várias maquetes que representavam edifícios públicos e as ruas da cidade de Buenos Aires.

Para mais informações consulte o regulamento de participação.