Our Madness duplamente premiado em Espanha

20/06/2018
Filme de João Viana vence prémio de Melhor Filme do Júri Jovem e Menção Especial do Júri Oficial do Filmadrid 2018, que decorreu entre 7 e 16 de junho, na capital espanhola.

OUR MADNESS, do realizador português João Viana, recebeu os prémios Melhor Filme do Júri Jovem e Menção Especial do Júri Oficial no Festival Internacional de Cinema Filmadrid 2018.

O júri jovem da Competição Oficial do Festival justificou a sua decisão por se tratar de "uma proposta arriscada, que retrata uma abordagem social e realidade política através do trauma pessoal e da reinterpretação de os códigos cinematográficos”. Já o júri oficial destacou "as qualidades estéticas” do filme e a "visão política original do colonialismo como uma doença mental”.

Na Competição Oficial do Filmadrid 2018 estiveram também os portugueses ONDE O VERÃO VAI (EPISÓDIOS DA JUVENTUDE), de David Pinheiro Vicente, e O TERMÓMETRO DE GALILEU, de Teresa Villaverde.

OUR MADNESS, uma coprodução entre Portugal, França, Moçambique, Qatar e Guiné-Bissau, é um retrato sobre a atualidade política e social de Moçambique. O argumento é de João Viana e a rodagem teve início no verão passado, um pouco por todo aquele país africano.

Depois de ter vencido, em maio deste ano, o Prémio Allianz para Melhor Longa-metragem Portuguesa, no IndieLisboa, são já três os prémios arrecadados por OUR MADNES, que se estreou em fevereiro deste ano no Festival de Berlim.

De destacar, ainda, que OUR MADNESS foi convidado, em 2015, pelo Atelier Cinefondation do Festival de Cannes, algo que não acontecia no cinema português há dez anos.

João Viana realizou as curtas-metragens A PISCINA (Bianale de Venezia 2004 /Grand Prix Reus), ALFAMA (Clermond-Ferrand 2011 - Grand-Prix Alcimé), TABATÔ (Berlim Daad Film Short Prize 2013) e MADNESS e a longa-metragem A BATALHA DE TABATÔ (Berlim Spetial Mention of the Jury Best First Film 2013).

OUR MADNESS segue agora para festivais na Bélgica, México e República Checa.