Presença Portuguesa em Cannes

13/05/2019
Seis filmes ou coproduções portuguesas estão selecionadas para a 72.ª edição do Festival de Cannes. João Viana é o português escolhido para integrar o encontro de produtores “Producers on the Move”, que acontece durante o Festival.

A seleção oficial do Festival de Cannes 2019 inclui duas longas-metragens com produção nacional. FRANKIE, de Ira Sachs, com coprodução da portuguesa O Som e a Fúria, está em competição pela Palma de Ouro e LIBERTÉ, de Albert Serra, produzido pela Rosa Filmes, integra a secção Un Certain Regard.

Na seção paralela "Semaine de la Critique”, DIA DE FESTA, de Sofia Bost, integra o programa competitivo e INVISÍVEL HERÓI, de Cristèle Alves Meira, é exibido nas sessões especiais de curtas-metragens.

Gabriel Abrantes repete a sua presença em Cannes, desta vez com a curta-metragem LES EXTRAORDINAIRES MÉSAVENTURES DE LA JEUNE FILLE DE PIERRE, selecionada para a secção paralela "Quinzaine des Réalisateurs”.

RÊVES DE JEUNESSE, de Alain Raoust, longa-metragem com coprodução da portuguesa Terratreme será o filme de abertura do ACID, programa paralelo do festival organizado pela Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion (ACID).

O produtor e realizador João Viana é um dos 20 produtores europeus selecionados para participar no "Producers on the Move", uma iniciativa da European Film Promotion que decorre durante o Festival de Cannes e que tem como objetivo promover o contacto entre jovens produtores emergentes e potenciais parceiros de coprodução e reforçar o contacto com diversos outros agentes da indústria cinematográfica.

No âmbito do festival irá ainda decorrer, no dia 18 de maio, um evento de apresentação do recém-criado Incentivo à Produção Cinematográfica e Audiovisual. Nesta iniciativa conjunta do ICA e do Turismo de Portugal, produtores e realizadores portugueses e internacionais irão partilhar as suas experiências enquanto beneficiários do referido incentivo e sobre Portugal enquanto destino de filmagens.

A 72.ª edição do Festival de Cannes decorre entre 14 e 25 de maio de 2019.