Vencedores Prémios Sophia 2019

25/03/2019
Já são conhecidos os vencedores da edição de 2019 dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema. RAIVA, de Sérgio Tréfaut, venceu o galardão de Melhor Filme. Um total de 25 prémios, incluindo dois Sophia Carreira, foram entregues ontem, na cerimónia dos Prémios Sophia 2019, que decorreu ontem no Casino Estoril.
RAIVA, de Sérgio Tréfaut, adaptação cinematográfica da obra de Manuel da Fonseca "Seara de Vento”, foi o grande vencedor da noite, tendo arrecadado seis prémios, nomeadamente Melhor Filme, Melhor Direção de Fotografia (Acácio de Almeida), Melhor Argumento Adaptado (Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro), Melhor Atriz Principal (Isabel Ruth), Melhor Ator Principal (Hugo Bentes) e Melhor Ator Secundário (Adriano Luz).

O prémio de Melhor Realizador, foi entregue a António-Pedro Vasconcelos, por PARQUE MAYER, que recebeu ainda os prémios de Melhor Maquilhagem e Cabelos (Abigail Machado e Mário Leal) e Melhor Guarda Roupa (Maria Gonzaga).

SOLDADO MILHÕES, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, venceu os prémios de Melhor Argumento Original (Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha), Melhor Montagem (João Braz), Melhor Som (Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov e Elsa Ferreira), Melhor Direção Artística (Joana Cardoso), Melhor Efeitos Especiais/Caracterização (Jorge Carvalho e Carlos Amaral).

O Melhor Documentário em Longa-metragem foi O LABIRINTO DA SAUDADE, de Miguel Gonçalves Mendes, e SARA, da produtora Ministério dos Filme, venceu Melhor Série.

Na categoria das curtas-metragens, ENTRE SOMBRAS, de Mónica Santos e Alice Guimarães, venceu Melhor Animação, KIDS SAPIENS SAPIENS, de António Aleixo, foi o Melhor Documentário, e SLEEPWALK, de Filipe Melo, venceu Melhor Ficção.

"Cudin” (do filme DJON ÁFRICA, de Filipa Reis e João Miller Guerra), com composição por Miguel Moreira "Tibars” e Vasco Viana, venceu o prémio de Melhor Canção Original e Manuel João Vieira recebeu o galardão de Melhor Banda Sonoro Original, pelo seu trabalho em CABARET MAXIME, de Bruno de Almeida. Ana Bustorff venceu Melhor Atriz Secundária, pelo papel desempenhando em RUTH, de António Pinhão Botelho.

O Prémio Sophia Estudante foi entregue a TERRA ARDIDA, de Francisco Romão e os homenageados com o Prémios Sophia Carreira 2019 foram os atores Pedro Efe e Lia Gama.

A lista completa de vencedores está disponível na página da Academia Portuguesa de Cinema.