O ICA encontra-se representado em diversas organizações internacionais que promovem programas de apoio que visam o desenvolvimento do sector cinematográfico e audiovisual nas respectivas regiões do mundo. É o caso do EURIMAGES, EFP European Film Promotion e Europa Criativa, no continente Europeu e do IBERMEDIA que abrange a comunidade de países ibericos e latino-americanos. |
O EURIMAGES é um fundo de apoio ao cinema europeu (apoios à co-produção e – no caso dos países que não participam no Programa Media Plus, da União Europeia - à distribuição e exibição) no qual participam actualmente 33 dos 45 países que são membros do Conselho da Europa. Esses 33 países são os seguintes: Alemanha, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia, Sérvia, Bósnia e Herzegovina. O apoio financeiro à co-produção tem a forma de adiantamento sobre receitas e as condições básicas necessárias para a elegibilidade de um projecto são as seguintes: - Tratar-se de longas metragens de ficção, animação ou documentários, com uma duração mínima de 70 minutos, destinados a uma primeira exploração em sala. - Haver participação de, pelo menos, dois co-produtores de diferentes Estados-membros do Fundo. - O produtor maioritário não deverá ter uma participação superior a 80% e o minoritário nunca inferior a 10%, salvo no caso de co-produções bilaterais de orçamento superior a 5 milhões de euros, em que a parte do co-produtor maioritário pode ir até 90%. - A participação de co-produtores de Estados que não sejam membros do Fundo não pode ultrapassar 30%. O financiamento proveniente de fontes de países não membros do Fundo não pode ser superior a 49% e, em qualquer caso, o financiamento proveniente de um mesmo Estado não membro do Fundo não pode ser superior a 30%. - Para além da origem dos financiamentos e da propriedade e direcção das empresas produtoras, o carácter europeu dos projectos tem de ser demonstrado em função de determinados critérios indicados nas Regras de candidatura, nomeadamente com base numa grelha de pontos. - Os projectos têm de se apresentar com um mínimo de 50% do respectivo financiamento confirmado. Cada projecto deve contar, no seu financiamento, com, pelo menos, um apoio financeiro público ou com uma pré-venda a uma estação de televisão. Cada projecto pode ser inscrito e retirado da ordem do dia das reuniões de selecção um máximo de três vezes. Um projecto que seja rejeitado pelo Comité de Direcção não pode voltar a ser apreciado. Os principais critérios de selecção são os seguintes: qualidade artística do projecto; experiência do realizador, dos produtores e das equipas artística e técnica; potencial de circulação do projecto; potencial comercial do projecto; cooperação artística e/ou técnica entre os produtores; grau de financiamento confirmado. Acrescem outras condições de participação, tais como a de que a rodagem só deve ter início após a reunião do Comité de Direcção do Fundo na qual a candidatura em causa é apreciada. Há, em geral, cinco períodos de candidatura por ano. Os apoios concedidos não podem ser superiores a 15% do orçamento de produção de cada projecto, até um máximo absoluto de 700.000 euros, ou, no caso de projectos de orçamento inferior a 1,5 milhões de euros, até 20% desse orçamento. O orçamento anual do Fundo é de aproximadamente 20 milhões de euros, destinados, na maior parte, ao apoio a co-produções. O montante disponível é repartido por cinco reuniões anuais de selecção. Nos termos do artigo 3.7 das Regras do Fundo relativas ao apoio a Co-produções, os candidatos devem contactar previamente, com a maior antecedência possível, os respectivos representantes nacionais no Comité de Direcção de Eurimages, sob pena de não inclusão dos projectos na ordem do dia. Contactos no ICA: Nuno Fonseca: nuno.fonseca@ica-ip.pt Para mais informações: www.coe.int/t/dg4/eurimages/default_en.asp |
Portugal, através do ICA, é membro da European Film Promotion (EFP), entidade que foi criada em 1997, com o objectivo de desenvolver e reforçar a promoção e distribuição do cinema europeu, a nível mundial. Possui neste momento 33 membros, que representam 34 países e as suas actividades têm vindo a merecer o apoio do Programa MEDIA da União Europeia. A EFP tem organizado vários acontecimentos nos maiores festivais internacionais: Shooting Stars, em Berlim (Festival Internacional de Cinema de Berlim). O objectivo desta actividade é a promoção de jovens actores, lançando-os no mercado internacional (apresentação à comunicação social, a agentes e a outros profissionais do sector). Portugal esteve representado por Beatriz Batarda, Ana Moreira, Diogo Infante, Rita Durão, Francisco Nascimento, Alexandre Pinto, Carla Bolito, Leonor Baldaque, Ângelo Torres, Marisa Cruz, Nuno Lopes e Afonso Pimentel. Shooting Stars TouringNa sequência do sucesso alcançado pelo Shooting Stars, a EFP lançou um programa que adapta o conceito e linha promocional seguidas em Berlim, transpondo-as para outros festivais. Desde 2002, a EFP selecciona anualmente diferentes parceiros, que apresentam os novos actores à imprensa e público locais. Producers on the Move, em Cannes (Festival Internacional de Cinema de Cannes)Este projecto, lançado em 2000, visa a promoção de produtores europeus, de actividade recente, que se tenham distinguido durante o ano anterior no seu ramo (longa metragem seleccionada para um festival de classe A, êxito de bilheteira no seu país ou distribuição noutros países). Participaram neste projecto Raquel Freire, Amândio Coroado, Francisco Villa-Lobos, Maria João Sigalho, Pandora da Cunha Telles, Fernando Vendrell, Alexandre Valente, Luís Urbano, Leonel Vieira, Rodrigo Areias, João Figueiras e João Trabulo. Acções de promoção conjuntas nos Festivais de Karlovy Vary, Busan e Toronto. Estes festivais têm dado facilidades à participação da European Film Promotion, através da comparticipação nas despesas de alojamento, bem como proporcionando espaços para as actividades de promoção e divulgação da Associação; Participação no American Film Market Facilidades na participação de produtores e agentes de vendas europeus (comparticipação nas despesas de inscrição). Industry Screenings in New YorkIniciativa lançada em 2005 que consiste na apresentação filmes europeus, em de lotes de quatro, no Tribeca Film Center a compradores, com o objectivo de fomentar a comercialização de obras europeias no mercado norte-americano. Paralelamente, a EFP colabora com festivais de Sundance, Guadalajara, FILMART (Hong Kong), Xangai, Toronto, São Paulo, American Film Market e Busan - Asian Film Market, no âmbito do Film Sales Support, um mecanismo de apoio financeiro criado em 2004, que visa o fomento da comercialização de obras europeias nas regiões onde decorrem esses festivais. Contacto no ICAVítor Pinheiroemail: vitor.pinheiro@ica-ip.pt www.efp-online.com |
IbermediaO Fundo Ibero-americano de ajuda IBERMEDIA foi criado em Novembro de 1997, com base nas decisões tomadas quando da realização da Cimeira Ibero-americana dos Chefes de Estado e de Governo, realizada em Margarita, Venezuela, sendo que se constituiu como um fundo financeiro multilateral de fomento à actividade cinematográfica no espaço ibero-americano. O IBERMEDIA é um programa de incentivo ao desenvolvimento (longas-metragens e séries) e coprodução de filmes de ficção e documentários, bem como formação, do qual fazem parte 21 países: Argentina, Bolivia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Itália, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, Portugal, Puerto Rico, República Dominicana, Uruguay e Venezuela. Objetivos do Programa IBERMEDIA: 1. Desenvolvimento - Promover o desenvolvimento de projetos de produção dirigidos ao mercado e, em particular, ao mercado ibero-americano. 2. Co-produção - Promover, através de apoio financeiro e técnico, o desenvolvimento de projetos de co-produção apresentados por produtores independentes ibero-americanos. 3. Formação - Favorecer a formação para os profissionais da gestão empresarial audiovisual. Para informação detalhada sobre o programa IBERMEDIA, consulte: www.programaibermedia.com Contacto no ICA: |
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A associação EFAD (European Film Agency Directors) está sediada em Bruxelas e reúne 35 institutos e agências nacionais de cinema de toda a Europa (os 27 Estados-Membros da UE, bem como a Noruega, Islândia, República da Macedónia do Norte, Sérvia, Montenegro, Suíça e Reino Unido). O Conselho da EFAD é composto por 11 representantes de alto nível e Luis Chaby Vaz, Director do ICA, é o presidente da EFAD desde dezembro de 2018. A EFAD é a voz dos institutos e agências nacionais de cinema em assuntos relacionados com a diversidade cultural, a regulamentação do audiovisual e as políticas de apoio. A EFAD organiza regularmente sessões plenárias e grupos de trabalho onde se coordenam posições e se trocam pontos de vista e melhores práticas sobre temas tão diversos como: Cinema e Educação, Género e Inclusão, Política e Estratégia, bem como Sustentabilidade. Site: www.europeanfilmagencies.eu Facebook: https://www.facebook.com/europeanfilmagencies Twitter: @EFAD_aisbl |