PRODUÇÕES PORTUGUESAS RECHEIAM OS CINEMAS DE VIENA PARA O VIENNALE 2016

21/10/2016
Icon artigo
Na edição deste ano, serão 10 os filmes a representar Portugal no festival internacional de cinema austríaco.

Obras de nomes como Rodrigo Areias, Salomé Lamas ou João Pedro Rodrigues, por exemplo, integram o programa do festival que decorre até dia 2 de Novembro, em Viena.

Entre as 300 produções que fazem parte da edição do VIENNALE de 2016, 10 são portuguesas:

 

O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU (JOÃO BOTELHO)

Uma homenagem cinéfila a Manoel de Oliveira, Num documentário íntimo, João Botelho, com o apoio da Ar de Filmes, mostra o método e modo de filmar do seu mestre, deixando uma obra contra o esquecimento de um dos grandes cineastas portugueses. O filme contém ainda a curta-metragem "A rapariga das luvas” — uma obra imaginada por Manoel de Oliveira que nunca tinha chegado a ser realizada.

CORRESPONDÊNCIAS (RITA AZEVEDO GOMES)

No trabalho de Rita Azevedo Gomes e CRIM, podemos conhecer a estória de Jorge de Sena, que foi forçado a sair de Portugal por razões políticas e circunstâncias da vida. Durante os mais de 20 anos de exílio mantém, no entanto, correspondência por carta com Sophia de Mello Breyner Andersen.

POSTO AVANÇADO DO PROGRESSO (HUGO VIEIRA DA SILVA)

A obra de Hugo Vieira da Silva, produzida pela Alfama Films, apresenta a estória de dois colonizadores portugueses do séc. XIX. Imbuídos de uma vaga intenção civilizadora, desembarcam numa remota zona do Rio Congo para coordenar um posto comercial.

ELDORADO XXI (SALOMÉ LAMAS)

Salomé Lamas e a O Som e a Fúria apresentam a comunidade instalada em maior altitude do mundo nos Andes peruanos, La Rinconada y Cerro Lunar. Uma ilusão leva os homens à autodestruição, com o uso de ferramentas e meios dos tempos antigos.

KAKO SAM SE ZALJUBIO U EVU RAS (ANDRÉ GIL MATA)

No trabalho de André Gil Mata, somos convidados a um dia na vida de Sena, uma mulher de 70 anos que vive numa sala de projeção de um cinema em Saravejo.

O GUARDADOR (RODRIGO AREIAS)

É-nos apresentada — pela mão de Rodrigo Areias — a estória de Constantino, um guardador de rebanhos durante o dia e de um museu, à noite. Aurora cruza-se com Constantino no início e final do dia, até que ganha coragem para o interpelar.

ORNAMENTO E CRIME (RODRIGO AREIAS)

Uma vez mais, Rodrigo Areias e a Bando à Parte, juntam-se para nos apresentar um policial sobre crime, extorsão e corrupção. Este filme conta a história de um detetive privado e da sua companheira que se envolvem em esquemas de extorsão.

O ORNITÓLOGO (JOÃO PEDRO RODRIGUES)

A longa metragem de João Pedro Rodrigues, produzida pela Black Maria, mostra Fernando, um ornitólogo solitário, que ao descer o rio Douro em busca de cegonhas pretas, é engolido pelos rápidos. Obstáculos e encontros inesperados colocam-no à prova, até que Fernando se revela um novo homem.

LA MORT DE LOUIS XIV (ALBERT SERRA, FRANÇA/PORTUGAL/ESPANHA)

"A Morte de Luís XIV foi dirigida por Albert Serra, numa coprodução entre a portuguesa Rosa Filmes, a Andergraun Films e a Capricci Production. Esta longa-metragem, rodada em Bordéus e em Queluz, documenta os últimos dias na vida do Rei Sol.

EL AUGE DEL HUMANO (EDUARDO WILLIAMS, ARGENTINA/BRASIL/PORTUGAL)

Pelo olhar de Eduardo Williams, numa co-produção entre a portuguesa Bando à Parte, a Rude Cine e a RT Features, seguimos um grupo de rapazes de diferentes origens, que crescem e abrem os seus horizontes a novas perspetivas que têm tanto de comum como mágicas.

VIENNALE, SINÓNIMO DA CELEBRAÇÃO DE CINEMA

O VIENNALE é um dos festivais de cinema internacionais não competitivos mais importantes, não só da Áustria, como do mundo da língua alemã. A cada outubro, o VIENNALE ocupa os mais belos cinemas do centro histórico de Viena, dando ao festival uma orientação internacional sem descurar do toque urbano distintivo desejado pela organização.

Este ano, a decorrer desde dia 20 de outubro até dia 2 de novembro, foram selecionadas cerca de 300 obras cinematográficas, entre as quais 10 têm o carimbo luso. No final do evento, serão distribuídos os prémios de FIPRESCI Prize of the International Film Critics’ Association e Vienna Film Prize of the City of Vienna.

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações