Depois de concluída a etapa de produção dos projetos selecionados no âmbito dos Concursos Nacionais DOCTV II e FICTV I em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste as obras finais vão ser agora exibidas em televisão.
O Programa CPLP Audiovisual é um programa de fomento à produção e difusão de conteúdos audiovisuais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Tem como objectivos, entre outros, consolidar a Rede CPLP AV como plataforma, bem como gerar ambientes de negócio e dinâmicas favoráveis, tanto à produção como à circulação de conteúdos audiovisuais de língua portuguesa em diversos mercados nacionais e internacionais.
Por cá, a exibição das obras começa hoje, na RTP2, com o telefilme moçambicano O DIA EM QUE EXPLODIU MABATA BATA, de João Luís Sol Carvalho, adaptado da obra de Mia Couto.
Portugal participa com um documentário A CASA, de Rui Simões, produzido por Rui Simões e Jacinta Barros, e um telefilme de ficção O DIA EM QUE AS CARTAS PARARAM, de Cláudia Clemente, com produção da Bando à Parte.
A restante programação, bem como horário, pode ser acompanhada no site da RTP2.
O Programa CPLP Audiovisual teve início em 2015 e concedeu um total de 1,21 milhões de euros para o apoio aos 17 projetos. Este montante foi dividido por três eixos programáticos: nove projetos inéditos de documentários televisivos; quatro telefilmes de ficção baseados em obras literárias nacionais; e quatro projetos de desenvolvimento de telefilmes de ficção.
Além da produção das obras que vão agora ser exibidas e do apoio aos projectos de desenvolvimento, o Programa incluiu ainda uma terceira linha de acção denominada A NOSSA LÍNGUA, primeiro Programa de Intercâmbio e Teledifusão de Documentários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Neste âmbito, foram seleccionados quatro documentários, já produzidos, em cada um dos países integrantes da Rede CPLP, para montar uma série de 36 obras, com temáticas relacionadas com uma visão contemporânea das realidades nacionais, que foram transmitidas nas televisões públicas destes países.