Comunicados

AVISO: APOIO À DISTRIBUIÇÃO EM PORTUGAL DE OBRAS NACIONAIS

17/11/2022

Informamos que, desde o dia 10 de outubro p.p., a dotação global do Programa de Apoio ao Cinema, subprograma de Apoio à Distribuição, na modalidade de Apoio à Distribuição em Portugal de Obras Nacionais, prevista na DAP 2022, já foi atribuída na íntegra, incluindo o reforço financeiro efetuado ao programa.

CALL: PUBLICAÇÃO “CINEMA E AUDIOVISUAL DE PORTUGAL 2023

18/10/2022

Procuramos obras de cinema ou audiovisual não apoiadas pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), para integrarem o Catálogo de Cinema e Audiovisual de Portugal 2023.

APOIO AD-HOC (2ª chamada): CANDIDATURAS ABERTAS

22/08/2022

Encontra-se aberta, até dia 29 de Setembro, a 2ª chamada para candidaturas ao Apoio Ad-hoc

AVISO: Apoio à Distribuição em Portugal de Obras Nacionais

14/07/2022

Informamos que, a dotação global do Programa de Apoio ao Cinema, subprograma de Apoio à Distribuição, na modalidade de Apoio à Distribuição em Portugal de Obras Nacionais, prevista na DAP 2022 já foi atribuída.

Suspensão das candidaturas ao incentivo à produção cinematográfica e audiovisual

20/05/2022

De acordo com o Decreto-Lei n.º 45/2018, de 19 de junho, o capital do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, na vertente do incentivo à produção cinematográfica e audiovisual, atingiu o limite da sua dotação orçamental quanto ao montante previsto para o ano de 2022.
Nesse sentido, e até comunicação em contrário, as candidaturas ao incentivo à produção cinematográfica e audiovisual encontram-se suspensas a partir de 20-05-2022.

AVISO: REGISTO DE OBRAS CINEMATOGRÁFICAS E AUDIOVISUAIS

03/05/2022

Tendo em consideração a importância da presença de obras portuguesas nos Festivais constantes da lista prioritária do ICA, informam-se os interessados que, a título excecional, para efeitos de deferimento de registo de obra a título provisório, serão aceites obras sem legendas em língua portuguesa, desde que seja entregue o convite do Festival no respetivo requerimento.


Prorrogação do prazo das obrigações de investimento dos distribuidores e Suspensão das obrigações de investimento dos exibidores

12/04/2022

Perante a situação de pandemia da doença COVID-19 e no sentido de agilizar procedimentos respeitantes aos programas e medidas de apoio ao cinema e ao audiovisual,
foram criadas medidas excecionais, de carácter transitório, por forma a flexibilizar a relação entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP e os exibidores e distribuidores cinematográficos.