Depois de 14 anos longe da sua terra natal, Salomé viaja para a Ilha de Santiago, Cabo-Verde, para ver o seu irmão cuja vida está presa por um fio. Faz escala no aeroporto de Lisboa, onde Águeda, empregada de limpeza, a reconhece como "Mila", sua velha amiga de infância. Águeda convida-a a passar as horas de escala em sua casa, com as mulheres da sua família. Enquanto Salomé luta para desmagnetizar a dolorosa ligação com a sua terra, o espírito do bairro devolve-a à essência à qual ela pertence.
Realizador
Denise Fernandes
Metragem
Curta
Tipo
Ficção
Ano
2020
Som
5.1
Duração
18'28''
Actores / Cast
Yaya Correia, Maria Luísa Sanches, Cleo Tavares, Lourença Semedo
Argumento e Diálogos / Dialogues and Screenplay
Denise Fernandes
Fotografia / Photography
Marta Simões | Som / Sound: Miguel Moraes Cabral
Montagem / Editing
Pedro Filipe Marques | Mistura / Sound Mix: António Porém Pires
É a última semana de escola e o Simon não está a estudar para os exames. Os pais divorciaram-se e parecem estar à espera de uma mudança que nunca chega. Simon cansa-se de esperar. E se conseguisse arranjar um bilhete de ida para os EUA? E se fosse possível fazer objectos explodir ao longe? E se o tempo pudesse ser revertido? Ou a liberdade só pode ser encontrada nos filmes?
Realizador
Marta Ribeiro
Metragem
Longa
Tipo
Ficção
Ano
2020
Data estreia
21/09/2020
Som
5.1
Duração
83'56''
Guião / Script
Marta Sousa Ribeiro
Actores / Cast
Simon Langlois, Rita Martins, Mariana Achega, Bernardo Chatillon e Miguel Orrico.
Argumento e Diálogos / Dialogues and Screenplay
Marta Sousa Ribeiro
Fotografia / Photography
Guilherme Daniel, Manuel Pinho Braga e Victor Ferreira
Com imagens de arquivo de proveniência sobretudo familiar, o filme parte dos testemunhos de crianças austríacas enviadas no pós-guerra para Portugal.
O filme constitui uma reflexão sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito e sobre a potência do olhar infantil em revelar um acesso a realidades ofuscadas pelas narrativas oficiais.
Partindo de um pequeno episódio da grande História, Viagem ao Sol estabelece inesperadas e múltiplas ressonâncias com o presente, numa Europa cada vez mais assolada por movimentos migratórios e onde o espaço para o Outro parece reduzir-se inexoravelmente.
A Dança do Cipreste” desenvolve-se a partir do nosso interesse pela imanente transformação do corpo no encontro com o sonho e o desejo, o amor e a morte, nas suas variantes lúcidas e fantasmagóricas. Realiza-se a partir da influência da imaginação no encontro com a natureza, à luz de relações de continuidade e descontinuidade com outros seres e elementos, à medida que segue os movimentos de um círculo familiar. Mariana, Henrique, Artur e Rafael, encontram-se em projecções mútuas e relações simbióticas nos dias passados ao ar livre e nos lugares imaginários.
Metragem
Curta
Tipo
Ficção
Ano
2020
Data estreia
23/07/2020
Som
5.1
Duração
37'02''
Actores / Cast
Mariana Barrote, Henrique Ponte da Luz, Artur da Luz, Rafael da Luz
Fotografia / Photography
Mariana Caló, Francisco Queimadela
Música / Music
Jessika Kenney, Eyvind Kang
Montagem / Editing
Mariana Caló, Francisco Queimadela
Produtor (pessoa singular) / Producer
Mariana Caló, Francisco Queimadela
Financiamento / Financing
Instituto do Cinema e do Audiovisual, Fundo de Apoio ao Cinema, Fundação GDA, OOPSA
Brasil, 2017. Fernando, um falido cineasta brasileiro, cresceu assombrado pelas memórias violentas do seu avô e assombrado pelo espírito de um homem moçambicano que lhe prometia riquezas e glória. Acossado pelo atual estado político e cultural do seu país, o cineasta mergulha numa
jornada de desventuras e inesperados milagres, em busca de fantasmas do passado. Uma triste e melancólica fábula tropical.