"O storyboard com IA” será o tema de um dos 5 workshops de criação fílmica propostos pelo Festival de Avanca. Segundo a organização, pretende-se "desbravar os caminhos do storyboard aplicado aos filmes de ficção e de animação, com ao apoio incondicional da IA – Inteligência Artificial”. Um ateliê tutorado por dois especialistas internacionais na área do desenvolvimento de software e produção de cinema – os ucranianos Oleksii Tahanchin e Yulia Hobrii. Aqui terá início a uma obra para o grande ecrã.
Mas o tema da IA também esteve presente na seleção de filmes a apresentar neste festival. Destacam-se 2 produzidos na região: "MetaAnémic Cinéma”, uma curta-metragem experimental de Alexandre Martins e a longa "The 70th Week”, de João Pedro Oliveira.
A IA fará também parte da programação de debates onde estarão presentes realizadores como Edgar Pêra e críticos como Rui Pedro Tendinha e se parte da questão "Quem faz e pensa a integração do IA no cinema de hoje?”.
Nesta 27ª edição vão ser exibidos mais de uma centena de filmes dos 5 continentes, entre os quais se destacam dezenas de estreias mundiais, como a 1ª longa-metragem de António Caetano Faria "Beautiful Game”, realizada em Macau e o novo filme de Manuel de Coco, um cineasta que rodou o seu novo filme "Invisible World” em 10 países ao longo de 17 anos.
![]() "Invisible World”
Haverá ainda muitas outras estreias em Portugal. Aliás, a presença portuguesa continua a ter um lugar forte tanto nas exibições como em várias competições, mas o programa completo só será revelado na próxima semana.
O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, do Turismo Centro, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.
|