9ª edição do Festival Guiões

Fonte: Lusa e Guiões
07/09/2023
Icon artigo
O Festival do Roteiro da Língua Portuguesa - Guiões - está de regresso a Lisboa de 13 e 17 de setembro com as sessões de ‘pitching’ de 26 projetos de cinema e audiovisual, entre os quais cinco guiões portugueses de terror finalistas do novo Prémio MOTELX Guiões.

A nona edição do Guiões começa a 13 de setembro com a tradicional sessão de apresentação de projetos no Cinema São Jorge.  Ao longo dos cinco dias de festival, estão previstas várias sessões de esclarecimento sobre o programa de financiamento Europa Criativa e sobre os concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual, para além de masterclasses e workshops.

Entre outras, vai haver uma masterclass e uma oficina de produção com o brasileiro Rodrigo Teixeira, sobre o processo de produção do filme de terror "The Witch”, de Robert Eggers, em que participou como produtor.

O programa do Guiões prevê também a exibição do filme "Cinzento e Negro”, de Luís Filipe Rocha, seguida de um debate com o realizador.
Estão também programadas discussões como a que está agendada para dia 15 de manhã, em parceria com a MUTIM - Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento. Destaca-se também um debate sobre inteligência artificial, em parceria com a APAD associação portuguesa de argumentistas e dramaturgos que reúne José Pacheco Pereira, Rui Neto Pereira, Patrícia Akester, Bruno Carnide e moderação de Paulo Portugal.

Criado em 2014, o Guiões tem como "principal objetivo estabelecer-se anualmente como um essencial ponto de contacto entre os guionistas/roteiristas/criadores cinematográficos de Língua Portuguesa e os produtores, realizadores, distribuidores e demais profissionais que poderão dar sequência ao material criado".

Consulte o programa completo
 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações