Animação portuguesa em competição na Grécia
17/09/2025
Treze filmes portugueses competem em várias categorias do Festival Internacional de Cinema de Animação de Syros, que começa a 22 de setembro, na Grécia.
O Animasyros, o maior festival grego dedicado ao cinema de animação, decorrerá de 22 a 28 de setembro com cerca de 280 filmes, metade dos quais repartidos por sete secções competitivas. "Cão Sozinho”, de Marta Reis Andrade, produzido pelo BAP Animation Studios em coprodução com França, competição internacional. Um filme que mostra a história real de um cão deixado ao abandono na sua própria casa.
Na mesma competição está "Sequencial”, de Bruno Caetano, pela Cola Animation, uma curta-metragem sobre crescimento e a busca de inspiração.
Na competição internacional de estudantes está presente "Al Amal – A Journey of Hope”, baseado numa história verídica sobre emigrantes sírios em busca de refúgio na Europa, sendo coassinada por Orhan Koshkar, Jalal Rasho, Thomas Kunstler e pela portuguesa Fausta Pereira.
"A cada dia que passa”, de Emanuel Nevado, compete na K.I.D.S. e "Pietra”, de Cynthia Levitan, na secção Animapride.
Na secção de obras para televisão passam "Paulinha”, de Ana Marta Mendes, "Reason and impulse – disappear”, de Ala Nunu e uma animação promocional do festival Cinanima feito por Alina Didenk, Eliana Silva, Laura Anahory, Mariana Pinheiro e Telma Pereira.
O festival grego tem ainda um programa de filmes feitos por crianças em contexto escolar, no qual estão presentes alguns projetos envolvendo turmas do ensino básico e o festival Cinanima.
Cristina Lima, programadora do festival de cinema de animação Cinanima, integra os júris desta edição do Animasyros, que se prolonga até 28 de setembro.

