Caminhos do Cinema Português: 26.ª edição começa hoje

09/11/2020
O Caminhos regressa a Coimbra, entre 9 de novembro e 5 de dezembro, para provar que há cinema português para todos.
Com a exibição de quase centena e meia de filmes, as secções competitivas do Festival Caminhos do Cinema Português arrancam hoje, trazendo consigo estreias nacionais e um candidato a representar Portugal nos Óscares.

À Seleção Caminhos, principal secção competitiva do Festival, concorrem animações, documentários e ficções produzidas em contexto profissional. Incluídos nesta secção encontramos os principais filmes portugueses do ano. "Um Animal Amarelo”, de Felipe Bragança, "Surdina”, de Rodrigo Areias, e "Patrick”, de Gonçalo Waddington, são apenas três das 44 películas a concorrer nesta seleção.

"Submissão”, de Leonardo António, e "Aos Nossos Filhos”, de Maria de Medeiros, fazem a sua estreia nacional no Caminhos. Também "Listen”, de Ana Rocha, um dos quatro filmes na corrida para representar Portugal nos Óscares, não está entre os selecionados.


Seleções Ensaios e Outros Olhares

Nem só de cinema português vive o Festival Caminhos. Prova disso é a Seleção Ensaios que, voltada para filmes produzidos em contexto académico ou de formação técnico-profissional, reúne trabalhos de escolas portuguesas e estrangeiras. Já a Seleção Outros Olhares reúne exercícios ensaísticos e experimentais que valorizam a sensação em detrimento do argumento.

As Seleções Ensaios e Outros Olhares antecipam-se à Seleção Caminhos, sendo que as duas primeiras decorrem, simultaneamente, de13 e 19 de novembro, e a última de 20 a 28 de novembro.

A cerimónia de encerramento do festival está marcada para a noite de 28 de novembro, mas o Caminhos dinamizará mostras paralelas e exposições até ao dia 5 de dezembro.

Conheça a programação completa aqui,