Cinema Insuflável distinguido com prémio Acesso Cultura 2023

07/07/2023
Este projeto português - uma sala de cinema para crianças que se e desmonta em qualquer lugar - foi distinguido pela sua capacidade de transpor “barreiras de acesso à participação cultural, em particular o isolamento geográfico e a falta de equipamentos culturais em determinadas regiões”.

A Acesso Cultura, Associação Cultural, cuja missão é prover o acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural, premiou a Associação Cultural Figura Nacional pela sua iniciativa Cinema Insuflável pela "forma criativa” como estimula a integração cultural dos mais novos em territórios que não têm acesso às salas convencionais.

Criado em 2018, com o intuito de "colmatar a desigualdade do acesso a cinema de qualidade em Portugal”, segundo a promotora, o Cinema Insuflável é uma "sala de cinema, que demora cerca de 90 minutos a ser montada, tem 30 lugares, incluindo dois para pessoas com mobilizada reduzida”. Destina-se ao público dos 3 aos 12 anos. Desde a sua criação, em 2018, "tem circulado por escolas, aldeias, praias fluviais, bairros sociais, praças e muitos espaços. Já fez mais de 30 mil espectadores-crianças”. Inclusivamente, esta sala desmontável já proporcionou sessões de cinema na Bélgica, Holanda, Noruega, Roménia e Suécia a convite de festivais internacionais de cinema.

As sessões são pensadas pela equipa dinamizadora – um ator e uma socióloga – com os parceiros locais, desenhando o programa de acordo com o que é relevante para cada região e "explorando temas como a equidade, o direito à infância, o ambiente, entre outros”, refere o comunicado da Associação Cultural Figura Nacional. Sublinha também que, em breve, esta iniciativa será replicada na Bélgica e na Holanda em dois festivais de cinema.

O Cinema Insuflável faz parte da rede Europa Cinemas, é membro da ECFA - European Children's Film Association e já teve vários apoios do programa Ad-Hoc do ICA.