Coprodução portuguesa nomeada para Prémios César

24/01/2024
“Interdito a Cães e Italianos”, de Alain Ughetto, com coprodução da portuguesa Ocidental Filmes, está nomeado para os prémios atribuídos pela Académie des César, na categoria de Melhor Filme de Animação.
"Interdito a Cães e Italianos”,  inspira-se na história do avô do argumentista e realizador Alain Ughetto que, perante as dificuldades vividas no início do século XX, em Itália, partiu da sua aldeia, no Norte do país, e atravessou os Alpes com a família à procura de uma vida melhor em França. 

Esta longa-metragem de animação, produzida em stop motion, com animação de volumes, resulta de uma coprodução com a Ocidental Filmes e outras oito produtoras de França, Itália, Suíça, Bélgica, nomeadamente Les Films Du Tambour De Soie, Vivement Lundi!, Foliascope, Lux Fugit Film, Graffiti Film e Nadasdy Film.

Já ganhou vários galardões em festivais nacionais e internacionais, entre eles,  o Prémio do júri do Festival Internacional du Film d'animation d'Annecy e o Melhor Filme de Animação da European Film Academy. 

A Academia Francesa revelou a sua nomeação para os prémios de cinema César 2024, na categoria de Melhor Filme de Animação, no dia 24 de janeiro. Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia, em Paris, a 23 de fevereiro.