Destaques da 23ª edição do Doclisboa
12/09/2025
O DocLisboa revelou, esta semana, os filmes de abertura e encerramento do festival, que decorre de 16 a 26 de outubro, e alguns destaques da programação.
Para a sessão de abertura, o Doclisboa propõe o filme "With Hasan in Gaza”, do realizador palestiniano Kamal Aljafari, que a organização descreve como "uma homenagem urgente à resistência em Gaza”. Criado a partir de filmagens feitas em 2001, é um road movie, que aborda a vida dos habitantes desta região perante a permanente ocupação e apela à atual situação do povo palestiniano.
Para o encerramento, foi escolhido "A Árvore do Conhecimento”, de Eugène Green. O cineasta regressa a Lisboa, capital à qual já dedicou dois filmes, com uma fábula sobre um adolescente, um ogre e um pacto obscuro, numa crítica ao modo como a cidade se rendeu ao turismo. Esta é uma coprodução luso-francesa entre O Som e a Fúria e Le Plein de Super, protagonizada por Diogo Dória, Leonor Silveira, João Arrais, Ana Moreira e Rui Pedro Silva.
Na secção Terra à Lua, programa não-competitivo, está "O Riso e a Faca integral”, de Pedro Pinho, versão longa do filme premiado em Cannes (Melhor Actriz na secção Un Certain Regard para Cleo Diára). Na mesma secção apresentar-se-á também "Remake”, de Ross McElwee, que volta ao cinema depois de uma ausência de 14 anos, com um filme que é "em simultâneo uma reflexão sobre as suas criações e um tributo emocionado à vida do seu filho Adrian, uma figura recorrente na sua obra, que faleceu em 2016”, sublinha o comunicado.
Nesta secção, marca presença, igualmente, "Bulakna”, de Leonor Noivo, que levanta questões sobre desigualdade social, o valor do trabalho, do corpo e da vida.
Por fim, na secção Heart Beat, exibem-se, entre outros, "Memórias do Teatro da Cornucópia”, de Solveig Nordlund, que conta com imagens de arquivo de vários espetáculos, desde a sua origem até ao seu fecho.

