Dez filmes portugueses premiados no AVANCA 2018

30/07/2018
Icon artigo
O REI DOS BELGAS, Peter Brosens e Jessica Woodworth, foi o grande vencedor da 22.ª edição do AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, tendo recebido o prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem e o Prémio D. Quixote da FICC - Federação Internacional de Cineclubes. O português MARIAS DA SÉ, de Filipe Martins, foi distinguido na competição de cinema com uma menção honrosa.

Além da menção honrosa atribuída ao filme português, o júri atribuiu mais duas menções honrosas, uma a IVAN, de Janez Burger (Eslovénia), e outra a A FLORESTA, de Roman Zhigalov (Rússia).

O Prémio Melhor Atriz foi para Maruša Majer, protagonista de IVAN, e o Prémio de Melhor Ator foi para Oleg Shibayev, do filme  A FLORESTA.

O Prémio Curta-metragem foi entregue a TERRA AMARELA, de Dinis M. Costa, e a animação PLAYING HOUSE, de Özgül Gürbüz e Cenk Köksal  (Turquia) foi distinguida com o Prémio Melhor Animação.

O júri da competição de cinema foi constituído pelo jornalista Germano Campos e pelos cineastas Angelique Muller (Malta), Masoud Soheili (Irão), Simone Saibene (Itália, Espanha), Lolo Arziki (Cabo Verde) e José Carlos de Oliveira.

Na Competição Avanca, que reúne obras produzidas ou coproduzidas na região, foi distinguida a curta-metragem 5 CIGARRILHAS, de Passos Zamith, o documentário CASA AMARELA, de Ana Luísa Lopes, tendo o Prémio Estreia Mundial sido atribuído a PRETU FUNGULI, de Costa Valente e Monica Musoni.

UMA VIDA SUBLIME, de Luís Diogo, foi distinguido com o Prémio Melhor Longa-metragem.

O júri foi constituído pelo cineasta Bernardo Cabral, pelo crítico de cinema Nuno Reis e pelos programadores Pedro Meireles e Judite Barros da Costa.

O documentário INTRATERRESTRIAL. A FLEETING CONTACT, de Alexander e Nicole Gratovsky (Espanha) venceu o Prémio Televisão e a obra portuguesa NO MOMENTO, de Rui Martins, recebeu o Prémio Estreia Mundial Televisão.

O júri, constituído pelo realizador Rui Nunes, o argumentista Henrique Vaz Duarte, os poetas António Souto e Manuel Freire, o ator Carlos Rico, o jornalista Fernando Pinho e os cineastas Manuel Matos Barbosa e Manuel Paula Dias, atribuiu ainda uma menção honrosa a CRU, de Carlos Ruiz.

O prémio vídeo foi entregue a NIGHT SEA JOURNEY, de Sara Stäuble (Suíça) e o Prémio Cineasta Júnior, para realizadores até 30 anos, foi atribuído a IMPESSOAL, de Marianne Harlé, tendo ainda havido lugar a uma Menção Especial para NO FINAL DA LINHA, de Rita Morais.

A competição Trailer in Motion distinguiu o trailer POR DETRÁS DA MOEDA, de Luís Moya (Portugal) e o videoclipe LA MÁS TIERNA, de Alberto Martinez Arpa (Espanha).

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

O Festival decorreu entre 25 e 29 de julho, em Avanca, Estarreja.

 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações