Dois filmes de João Canijo em Competição no Festival de Berlim

Fonte: Midas Filmes e Berlinale
23/01/2023
Foi hoje anunciada a escolha de “Mal Viver”, para a Competição Oficial, onde concorre pelo Leão de Ouro, e “Viver Mal”, para a Competição Encounters da 73ª edição do Berlinale, que decorrerá entre 16 e 26 de fevereiro.
Rodado num hotel do norte de Portugal - o Hotel Parque do Rio, em Ofir - "Mal Viver” retrata a vida de cinco mulheres, da mesma família, dilacerada pelo ressentimento e rancor, cuja chegada inesperada de uma neta vai abalar em apenas um fim de semana.

Paralelamente, de acordo com a sinopse divulgada pela Midas Filmes, "Viver Mal” centra-se em três grupos de hóspedes do hotel: "um casal à beira da separação, uma mãe que encoraja o casamento da filha, para poder manter uma relação clandestina com o seu marido e outra mãe que impede a filha de ser feliz, ao projetar-se nela e assim anular a sua vida”. Histórias que "são o espelho, o negativo, do primeiro filme”. Ambas as produções contam com atores reconhecidos como Anabela Moreira, Rita Blanco, Madalena Almeida, Cleia Almeida e Vera Barreto, em "Mal Viver”, e Nuno Lopes, Filipa Areosa, Leonor Silveira,  Rafael Morais, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos e Carolina Amaral, em "Viver Mal”. Os filmes têm direção de fotografia de Leonor Teles, montagem de João Braz, produção da Midas Filmes - Pedro Borges - em coprodução com a Les Films de l’Après-Midi, França. Beneficiaram do apoio do ICA, do Fundo de Turismo e Cinema e participação da RTP.


"Viver Mal"

Em mais de três décadas de trabalho, desde que "Três Menos Eu” foi selecionado para a abertura Festival de Roterdão, em 1986, João Canijo apresentou os seus filmes nas seleções oficiais dos mais importantes festivais de cinema do mundo, nomeadamente Cannes (por duas vezes), Veneza, San Sebastian, Toronto, Roterdão, Rio de Janeiro, Busan, entre outros. 

A distribuição e vendas internacionais estão com a Portugal Film

Em Portugal, os filmes estrearão nos cinemas, em simultâneo, a 11 de maio de 2023.