Dois filmes portugueses premiados em San Sebastian

29/09/2025
Icon artigo
As obras de Inês Nunes e Paula Tomás Marques foram distinguidas na 73ª edição do festival de basco, que terminou a 27 de setembro.
O Festival Internacional de San Sebastián atribuiu à curta-metragem "A Solidão dos Lagartos", de Inês Nunes, o prémio de melhor curta-metragem na secção Nest, destinada a filmes de estudantes de cinema.

O filme, que estreou no Festival de Cannes deste ano, ambienta-se num 'spa' rodeado de montanhas de sal, onde os visitantes desfrutam do calor, enquanto os salineiros, a poucos metros de distância, trabalham. De acordo com sinopse, as crianças correm longe dos adultos e uma mulher perde-se nas salinas. Ao cair da noite, o espaço transforma-se, impulsionado pelos desejos de quem por ali passa.

"Duas Vezes João Liberada", obra de Paula Tomás Marques, que teve estreia mundial no festival de Berlim, em fevereiro, recebeu uma menção honrosa na principal competitiva, a Zabaltegi-Tabakalera.

A obra acompanha João, uma atriz de Lisboa, que protagoniza um filme biográfico sobre Liberada, uma figura que desafiava as normas de género e foi perseguida pela Inquisição Portuguesa no século XVIII. Escrito por Paula Tomás Marques e June João, que também protagoniza o filme "explora os desafios de reconstruir e representar histórias queer no cinema, refletindo sobre os modos de escrita da História, as limitações narrativas de uma produção cinematográfica e o papel da atriz no processo criativo”, de acordo com a Portugal Film.
 

Utilização de cookies: Ao continuar a sua navegação está a consentir a utilização de cookies que possibilitam a apresentação de serviços e ofertas adaptadas aos seus interesses. Mais informações