FEST celebra 20 anos
Fonte: FEST
08/05/2024
O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema assinala duas décadas na edição de 2024, que terá lugar de 24 de junho a 1 de julho, em Espinho, e mantém a premissa de ser um farol para o cinema do futuro, apresentando ao público português cineastas inovadores.
O cinema português, como se já se tornou habitual na história deste festival, tem um lugar de destaque, com mais de 22 filmes a competir pelo Grande Prémio Nacional (ver lista completa abaixo). Entre os títulos em competição encontram-se obras como "Golden Shower", de Stella Carneiro, "O primeiro passo", de Baltazar Mello e "Latitude Fénix", de Welket Bungué, "Memórias de uma Casa Vazia", de Bruno Carnide e "Cura", de Francisca Dores. Uma seleção que, de acordo com a organização, "reflete a diversidade e pujança do cinema português contemporâneo”.
Mais uma vez, a edição do FEST de 2024 conta com profissionais das mais diversas áreas da indústria cinematográfica como oradores de masterclasses, workshops e outras atividades de networking. Já foi confirmada a presença do editor Yorgos Lamprinos, conhecido pelo seu trabalho em "O Pai" (nomeado para o Óscar pelo filme) e "Custódia Partilhada" ou na série de TV "Constelação”, o aclamado realizador Sami Arpa, reconhecido pelo trabalho experimental e inovador em "The Escape" e "The Patterns", um realizador com um doutoramento em Estética Computacional, com um trabalho que combina cinema, arte e tecnologia. A portuguesa Jo Monteiro, diretora de casting da primeira produção portuguesa para a Netflix – "Glória” (2021), que volta ao FEST para um workshop especial na área do casting na indústria audiovisual.
Marcará também presença Pete Travis, realizador de "Omagh – Cicatrizes da Paz”, que ganhou BAFTA para filme dramático, "Ponto de Mira” (2008) ou "Engame” (2009) e traz a Espinho o seu ponto de vista do cinema, temas como a redenção que ele tanto gosta de abordar, as questões morais que desafiam o público a pensar. Ainda, Scandar Copti, um realizador palestiniano de 44 anos que contrata não-atores para desempenhar papéis de protagonismo nos filmes. Ao fazer isso, o realizador consegue capturar a realidade e as reações naturais com mais eficácia.
Mais do que um Festival de Cinema, o FEST afirma-se como uma plataforma de lançamento para novos talentos e um ponto de encontro para a indústria cinematográfica internacional.
Para além das competições oficiais, o FEST conta com um programa extenso e diversificado, que inclui sessões especiais com filmes de todo o mundo, conferências, workshops e masterclasses, showcases de música com uma identidade cinematográfica, apresentação de projetos em desenvolvimento e sessões de cinema para o público mais jovem.
Mais informações no site do FEST.
Mais informações no site do FEST.