Filmes portugueses em Locarno, Veneza e Toronto

26/07/2019
Os Festivais Internacionais de Cinema de Locarno (Suíça), Veneza (Itália) e Toronto (Canadá) anunciaram recentemente os filmes que integram as edições deste ano. Em Locarno estarão presentes quatro filmes ou coproduções portuguesas, em Veneza competem duas obras lusas e para Toronto estão selecionados, até ao momento, uma produção e uma coprodução nacionais.
Dos quatro filmes portugueses selecionados para o Festival de Cinema de Locarno, que decorre entre 07 e 17 de agosto, em Locarno, Suíça, TECHNOBOSS, de João Nicolau, e VITALINA VARELA, de Pedro Costa, integram a Competição Internacional, onde concorrem com outras 15 obras internacionais pelo Leopardo de Ouro. Também em competição, na seleção internacional da secção Pardi di Domani, está a coprodução (França, Portugal, Roménia) VULCÃO, O QUE SONHA UM LAGO?, de Diana Vidrascu. PRAZER CAMARADAS, de José Filipe Costa, integra a seleção não competitiva do Festival (Fuori concorso).

Na 76.ª edição do Festival de Veneza, que tem lugar entre 18 de agosto e 07 de setembro, em Veneza, Itália, concorrem, na Competição Internacional, A HERDADE, de Tiago Guedes, e na secção de curtas-metragens da Competição Orizzonti, CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS, de Leonor Teles. Na secção Venice Classics será exibida a versão restaurada de FRANCISCA, de Manoel de Oliveira.

No Festival Internacional de Cinema de Toronto, que acontece entre 05 a 15 de setembro, em Toronto, Canadá, vão estar presentes, na secção Special Presentations, o português A HERDADE, de Tiago Guedes, e a coprodução (França, Portugal) FRANKIE, de Ira Sachs.