“Fogo-Fátuo” finalista do LUX Prémio Europeu do Público
20/03/2023
“Fogo-Fátuo”, a longa-metragem de João Pedro Rodrigues que estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, é um dos 5 finalistas ao LUX Prémio Europeu do Público para o Cinema, atribuído pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy.
"Fogo-Fátuo” é uma fantasia musical que retrata a história de amor entre um príncipe que quer resolver o drama dos incêndios no seu país e um bombeiro. É uma coprodução que junta as produtoras Terratreme, House on Fire e Filmes Fantasma e conta no elenco com Mauro Costa, André Cabral, Margarida Vila-Nova, Miguel Loureiro, Cláudia Jardim, Joana Barrios, João Villas-Boas, João Reis Moreira, João Caçador, Paulo Bragança, entre outros.
De acordo com a comunicação do Parlamento Europeu, os filmes selecionados "sensibilizam para questões sociais e políticas da atualidade, envolvem o público em debates sobre a Europa de uma forma realmente apelativa e refletem a beleza e a diversidade do cinema europeu”.
O público e os deputados ao Parlamento Europeu são convidados a atribuir classificações aos filmes no site https://luxaward.eu/pt/. A obra que alcançar a classificação total mais elevada– aplicando-se a cada grupo um fator de ponderação de 50 % – vencerá o LUX Prémio do Público. O vencedor será anunciado numa cerimónia, que decorrerá a 14 de junho de 2023, durante a sessão plenária em Estrasburgo.