“Grand Tour” na competição pela Palma de Ouro

11/04/2024
Foi hoje anunciado que “Grand Tour”, de Miguel Gomes está na seleção oficial do 77.ª edição do Festival de Cannes, que decorrerá de 14 a 25 de maio. É primeira obra portuguesa candidata à Palma de Ouro nos últimos 18 anos.
A longa "Grand Tour”, com argumento de Mariana Ricardo, Telmo Churro, Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, realizada por Miguel Gomes, integra a competição principal da 77.ª edição do Festival de Cannes.

A história passa-se em Rangum, na Birmânia, em 1917, e tem como protagonistas Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington. De acordo com a sinopse, Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly, no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly... Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através de um Grand Tour asiático.

Na apresentação da programação do Festival, o diretor-geral, Thierry Frémaux, destacou "o grande virtuosismo visual" desta coprodução da Uma Pedra no Sapato (Filipa Reis) com Itália, França, Alemanha, China e Japão. 

"Grand Tour” vai disputar a Palma de Ouro com filmes como "Megalopolis”, de Francis Ford Coppola, "The Shrouds", de David Cronenberg, "Motel Destino", de Karim Ainouz, "Bird", de Andrea Arnold, "Emilia Perez", de Jacques Audiard, ou "Kinds of Kindness", de Yorgos Lanthimos.