“Hotel Royal” na competição do Festival de Locarno

03/08/2021
A curta-metragem de Salomé Lamas, que foi selecionada para a Competição Corti d’Autore da 74.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno, é exibida pela primeira vez a 6 de agosto.
O filme tem estreia mundial no dia 6, no festival suíço, que decorre entre 4 e 14 de agosto. Terá ainda outras duas sessões a 7 e 8 de agosto. A competição Corti d’Autore (Curtas de autor), para a qual foi selecionado, é um novo programa competitivo dedicado a curtas e médias metragens de cineastas consagrados que estrearam previamente longas-metragens.

Para Salomé Lamas esta também é a sua estreia em Locarno, um dos principais festivais internacionais de cinema.

"Hotel Royal” centra-se nas dificuldades de relacionamento e análises de uma Camareira temporária de um grande hotel à beira-mar. De acordo com a sinopse, "é um fragmento e incompleto mosaico das sociedades contemporâneas. Poderia ser apelidado de um filme sobre os horrores da alma, sobre voyeurs ou simplesmente sobre inadaptados”.

O filme conta com a participação dos atores Ana Moreira, Carloto Cotta e Tomás Antunes e fotografia de Rui Xavier. A produção é de O Som e a Fúria e Curtas Metragens C.R.L., e é promovido e distribuído pela Agência – Portuguese Short Film Agency.

 

Presença Portuguesa em Locarno

Fora da competição, em Locarno, também será apresentada a longa-metragem de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, "Pathos Ethos Logos”, com aproximadamente 10 horas de duração.

 "A Távola de Rocha”, o documentário de Samuel Barbosa, que aborda a vida e a obra do cineasta Paulo Rocha (1935-2012) também será exibido neste festival.

A atriz Leonor Silveira, integra o júri da competição internacional, presidido pela realizadora americana Eliza Hittman.