Joana Domingues no Board da European Film Academy

20/12/2021
A produtora portuguesa, que é uma das sócias fundadoras da Caracol Studios, foi eleita para a European Film Academy (EFA). Joana Domingues estará com o produtor espanhol Antonio Saura na representação de Portugal e Espanha.

De acordo com o comunicado enviado ao ICA, o Chairman da European Film Academy, Mike Downey, afirmou estar "verdadeiramente entusiasmado por ter uma produtora do calibre da Joana Domingues como novo membro do Board da EFA”. "O seu profundo conhecimento da indústria portuguesa bem como o seu conhecimento íntimo do panorama cinematográfico da Península Ibérica vão trazer à EFA uma riqueza, que conjuga experiência e energia, ao trabalho que temos para fazer no apoio ao cinema europeu em todo o continente”, acrescentou.

Nos últimos anos, Joana Domingues produziu três longas-metragens realizadas por Bruno Gascon: "Carga”, um dos filmes portugueses mais vistos de 2018, "Sombra”, lançado em 2021, e premiado internacionalmente, e "Evadidos”, um projeto que deve estar finalizado em 2022, que já tem asseguradas vendas internacionais.

Produziu também duas séries para a RTP, que deverão estrear em 2022, e está dedicada atualmente à pré-produção de "Outono”, primeira longa-metragem de António Sequeira coproduzida com o Reino Unido. Esta obra foi selecionada em fase de guião para o Sundance Lab e Torino Film Lab.

Em 2019, Joana Domingues foi uma das selecionadas para o MatchMe! Do Festival de Locarno, iniciativa que destaca jovens produtores promissores com focos e visões distintas.

"Como produtora, como mulher e como portuguesa sinto uma alegria e uma responsabilidade enormes com esta eleição”, referiu Joana Domingues, frisando também que conta "trabalhar de forma bastante próxima com os restantes elementos do Board da EFA de forma a garantir novas oportunidades de colaboração e desenvolvimento de novos projetos”.

Fundada em 1988, pelo realizador Ingmar Bergman, juntamente com outros 40 realizadores, a EFA tem como missão promover o cinema europeu e, neste âmbito, atribui, anualmente, os European Film Awards. Esta instituição, presidida pela premiada realizadora Agnieszka Holland, já foi liderada por cineastas como Ingmar Bergman ou Win Wenders.

Para mais informações: www.thecaracolstudios.com