Laura Carreira compete pela Concha de Ouro
20/09/2024
“On Falling”, primeira longa-metragem de Laura Carreira integra a competição oficial do festival de cinema de San Sebastián, que começa hoje. Na principal competição está também uma coprodução com a Rosa Filmes e na competição dos estudantes uma curta da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.
A primeira longa-metragem de Laura Carreira, que estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Toronto este mês, está selecionada para a principal competição do Festival de Cinema de San Sebastián. "On Falling” é uma coprodução da BRO Cinema com a produtora inglesa Sixteen Films, apoiada pelo ICA, que conta a história complexa da luta de Aurora, uma operadora de armazém portuguesa que trabalha num centro de distribuição na Escócia. A atriz portuguesa Joana Santos lidera um elenco internacional. Neste filme, Laura Carreira volta a explorar as questões ligadas ao trabalho e à precariedade, tal como aconteceu nas suas curtas-metragens anteriores: "Red Hill” (2918) e "The Shift” (2020).
Na disputa pela Concha de Ouro, estará também "Tardes de Soledad”, de Albert Serra, uma coprodução com a portuguesa Rosa Filmes.
A concorrer pelo prémio Nest, uma seleção de trabalhos de alunos de escolas de cinema de todo o mundo, destaca-se a curta-metragem "Chuvas de verão”, escrita e realizada por Mário Veloso, da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Já no Fórum de Coprodução Europa-América Latina, onde os cineastas têm a oportunidade de dar a conhecer os projetos a potenciais parceiros para completar o financiamento e melhorar o seu acesso a mercados internacionais, serão apresentadas duas produções com participação portuguesa. "Crocodila”, da realizadora brasileira Gabriela Amaral Almeida, é uma coprodução entre Brasil e Portugal que é descrito como um filme sobre uma jovem herdeira de uma corretora de imóveis de luxo, no Rio de Janeiro, que se vai transformando num crocodilo assassino e faminto de carne humana.
Para este programa, o argentino Hernán Rosselli leva "La Escuela Pesada”, uma coprodução entre Argentina, Áustria, Uruguai, Brasil, Portugal, França, Chile e Peru, que será filmada em 2025 e que já esteve na oficina de coprodução do Festival de Cannes deste ano.
O festival basco termina a 28 de setembro.