Leffest regressa em novembro a Lisboa e Amadora
24/09/2025
O Lisboa Film Festival anunciou hoje a sua programação, que conta com várias estreias, ciclos temáticos, homenagens, muitos convidados e algumas obras portuguesas. A competição inclui 12 longas-metragens, entre elas “Entroncamento”, de Pedro Cabeleira
O diretor do LEFFEST — Lisboa Film Festival, Paulo Branco, apresentou hoje o programa da 19.ª edição do festival, que decorrerá de 7 a 16 de novembro, em Lisboa e abre com "Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch, vencedor do Leão de Ouro em Veneza.
A Competição Oficial apresenta 12 longas-metragens de autores consagrados como Richard Linklater ("Blue Moon”), Ildikó Enyedi (”Silent Friend”), Hal Hartley (”Where to Land”) e Christian Petzold (”Miroirs No. 3”) mas também de novos autores, que se afirmaram este ano ou nos últimos anos, entre eles Anuparna Roy (”Songs of Forgotten Trees”), Hasan Hadi (”The President’s Cake”), Alireza Ghasemi e Raha Amirfazli (”In the Land of Brothers”), e o português Pedro Cabeleira (”Entroncamento”).
Entre as estreias portuguesas destacam-se ”As Meninas Exemplares”, de João Botelho, e ”Maria Vitória”, de Mário Patrocínio
Na secção Grandes Mestres, constam novas obras de Aleksandr Sokurov, Edgar Reitz, Franco Maresco, Sharunas Bartas e José Luis Guerín. Sokurov, Bartas e Guerín marcarão presença em Lisboa para apresentar os seus filmes.
Há várias homenagens nesta edição, entre elas, uma grande retrospetiva europeia de Hal Hartley, que será acompanhada da estreia europeia do seu mais recente filme "Where to Land". O realizador e ator brasileiro Wagner Moura, recentemente distinguido em Cannes, a atriz britânica Miranda Richardson, com uma carreira de quatro décadas de cinema e à atriz portuguesa Isabel Ruth, que trabalhou com nomes como Paulo Rocha, Manoel de Oliveira e Sérgio Tréfaut. Todos estarão em Lisboa para apresentar os seus filmes e participar em encontros com o público.
O Leffest vai ter um ciclo dedicado ao cinema da Ásia Central, com uma seleção de filmes do Cazaquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão, e homenageia o compositor estónio Arvo Pärt, que acaba de celebrar 90 anos.
As sessões vão decorrer no Cinema São Jorge, Cinema Medeia Nimas, Culturgest, Teatro do Bairro, Auditório dos Recreios da Amadora, Cineteatro D. João V, Galeria Zé dos Bois e NOS Amoreiras.
Programa completo no site do evento.

